Editora UFRJ lança Ronaldo Lima Lins: criação e pensamento

Ronaldo Lima Lins: criação e pensamento_ apresenta estudos e reflexões sobre a obra do escritor, ensaísta, dramaturgo e professor emérito da Faculdade de Letras da UFRJ. O livro será lançado pela Editora UFRJ no dia 7 de novembro, às 19h, na livraria Leonardo da Vinci, Av. Rio Branco, 185, subsolo, Centro.

Na data haverá um bate-papo com Beatriz Rezende, Dau Bastos, Deise Quintiliano e Sérgio Nazar, autores que dialogam com Ronaldo Lima Lins nesta coletânea, e leitura de textos escolhidos, pelos atores Flávia Fafiães, Katia Iunes, Luiz Washington e Marco Aurélio Hamellin.

Artigos e ensaios tratam da crítica filosófica, da tradição literária e dos dilemas contemporâneos, enquanto fotografias em preto e branco permitem um passeio pela vida cultural do país.

Organizada por Carmem Negreiros, professora do Instituto de Letras da UERJ, e Theotonio de Paiva, dramaturgo e diretor de teatro, a obra é dividida em três eixos: Vida, pesquisa e criação; Panoramas– Da poesia, Do Teatro, Da Ficção e Leituras críticas.

Amigo de toda a vida, o diplomata e ex-ministro Celso Amorim faz um registro afetivo do colega de escola desde os 10 anos de idade, enquanto o poeta, escritor e psicanalista Hélio Pellegrino (1924-1988) aponta para o processo de criação e o delineamento da subjetividade de Ronaldo Lima Lins, feito “de nervo e paixão”.

_Ronaldo Lima Lins: criação e pensamento_

Carmem Negreiros e Theotonio de Paiva( org.)

Fotografia da capa: Flávia Fafiães

Editora UFRJ, 2017