Palestra: “Avanços e Desafios na Expansão do Ensino Superior”

Nos últimos anos, o ensino superior brasileiro passou por uma vasta expansão, incluindo um processo de interiorização das universidades existentes e de criação de novas instituições. Essa ampliação foi acompanhada de uma transformação significativa no corpo acadêmico com a inclusão de novos sujeitos, trazendo novos desafios para se pensar a relação entre universidade e sociedade.

cartaz2

Essa questão será tema de palestra no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ) na próxima quinta-feira (22/09), às 14h. “Avanços e desafios na expansão do ensino superior: reflexões a partir do caso da Baixada Fluminense” contará com a presença de pesquisadores da Universidade Duke (EUA) e do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. O palestrante John French e os debatedores Alexandre Fortes e Stephanie Reist vão apresentar resultados iniciais de pesquisa sobre a experiência de expansão universitária na Baixada Fluminense.

Doutor em história do Brasil pela Universidade Yale, John French é professor de História em Duke. O brasilianista tem interesse por temas relacionados à classe trabalhadora, escravidão, legislação, política, economia e cultura popular na América Latina. É autor dos livros “O ABC dos operários: conflitos e alianças de classe em São Paulo (1900-1950)” e “Afogados em Leis: a CLT e a cultura política dos trabalhadores brasileiros”, sendo uma referência na área da História Social do Trabalho no Brasil. Desde 2005 trabalha em uma biografia do ex-presidente Lula, devido a sua marcante trajetória.

Diretor do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fortes é doutor em História pela UNICAMP. Suas áreas de pesquisa abrangem a história do trabalho, das esquerdas, dos movimentos sociais na América Latina, o Partido dos Trabalhadores e a Segunda Guerra Mundial. Atualmente integra a Red Latino-americana de Historia Global e o Conselho Editorial da Revista de História da Associação Nacional de História.

Stephanie Reist é estudante de doutorado em Estudos Latino-Americanos na Universidade Duke, onde pesquisa a ocupação urbana no Brasil e na Colômbia. Trabalhou no Projeto Raízes Locais, um projeto comunitário gerido pela Associação Terra dos Homens, em Duque de Caxias, analisando a dinâmica centro-periferia, pertencimento, cidadania e direitos sobre a terra.

O CBAE fica na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo. Entrada franca.

Link para o evento: https://www.facebook.com/events/927878720674417/.

Detalhes do evento:

Dia(s): 22 set 2016
Horário: 14h00 - 17h00

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ)
Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, 22250-020

Categorias

Sem Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Não há inscrição.
Site: cbae.forum.ufrj.br
Instituição responsável: UFRJ (Colégio Brasileiro de Altos Estudos)
Email do organizador: cbae@forum.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 2552-1048