10° Colóquio de Pesquisa do PROARQ

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza, de 16 a 20 de setembro, a 10ª edição de seu Colóquio de Pesquisa.

O evento tem como objetivo intensificar a integração e a articulação de diferentes experiências e conhecimentos de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. O Colóquio PROARQ também busca ampliar a divulgação das pesquisas realizadas no programa, além de fomentar o intercâmbio de saberes com outros programas e despertar o interesse dos alunos de graduação na pesquisa científica.

Todos os Mundos, Um só Mundo, Arquitetura 21: UIA 2020

Este ano, o Colóquio tratará dos temas abordados no Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO que acontecerá no Rio de Janeiro, Capital Mundial da Arquitetura pela UNESCO.

Considerando a diversidade de pesquisas em desenvolvimento no Programa, no âmbito de seus Mestrados acadêmico e profissional e Doutorado, o evento se organizará dentro de quatro eixos principais, reunindo as pesquisas e contribuições relacionadas com os temas emergentes definidos pelo Comitê Organizador da UIA2020.

Palestras confirmadas:
Segunda-feira – 16 de setembro
10h30 – Prof. Giacomo Pirazzoli – Universitá di Firenze
Título de palestra:
Todos os mundos do Rio de Janeiro. A site specific intercultural dialogue for Rio de Janeiro.
Terça-feira – 17 de setembro
9h30 – Prof. Patricia Tzortzopoulos Fazenda – University of Huddersfield

Título da palestra:
Projeto baseado em evidência no contexto de prédios de saúde

Quarta-feira – 18 de setembro
9h30 – Prof. María Lilia González Servín – Universidade Autonoma do México

Arquitectura con carácter preventivo para la Ciudad de México

10h30 – Prof. Pablo Benetti – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título da palestra:
Três possíveis atalhos autoritários para o projeto urbano em favelas

Quinta-feira 19 de setembro
9h30 – Prof. José Pinto Duarte – Penn State University
Da Terra a Marte: construção autônoma de habitação

Além destas palestras, teremos as apresentações dos discentes do PROARQ e seus trabalhos com as pesquisas desenvolvidas no Programa (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado). A inscrição é gratuita com vagas limitadas, conforme ordem de chegada, e a programação completa estará disponível no site do evento.

Dia(s): 16 set 2019 - 20 set 2019

Local: Auditório 445 – FAUUFRJ