10o Encontro Sabores e Saberes

Regularmente, desde o ano de 2009, o Instituto de Nutrição Josué de Castro/INJC da UFRJ, em parceria com a Agência UFRJ de Inovação, oferecem o evento Encontro Sabores e Saberes, como parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas- FAO para marcar a luta contra a fome mundial e o estimulo à produção agrícola do planeta e aos produtores rurais.

O evento faz parte do calendário de eventos institucionais do INJC, envolvendo docentes, servidores e alunos dos cursos de Nutrição e de Gastronomia da unidade, despertando o interesse do meio acadêmico interno e externo e de diversos outros setores da sociedade. O Encontro trata de assuntos relacionados à alimentação, meio ambiente e sustentabilidade, articulando-os com os temas propostos para discussão, a cada ano, pelas Nações Unidas- ONU. São programadas atividades científicas e culturais em torno do tema Alimentação, em suas perspectivas culturais, ambientais, sociais e culturais e da saúde, integrando atividades acadêmicas dos cursos de Nutrição e Gastronomia, exposições e apresentação de trabalhos científicos, debates e oficinas culinárias coordenadas por docentes do INJC, além de atividades culturais.

À programação se integra a feira agroecológica da UFRJ, com a participação de agricultores familiares do interior do estado do RJ. A parceria com a Associação dos Produtores Rurais, Artesãos e Amigos da Microbacia do Fojo- AFOJO, demonstra a preocupação do evento em tratar de temas de relevância para a inclusão social e o desenvolvimento humano, como crise hídrica, biodiversidade, tratamento de resíduos, mudanças climáticas, processos de trabalho e meios sociais de produção e outros relacionados ao quarteto “alimentação, meio ambiente, agricultura e sustentabilidade”.

A edição 2018, comemorará os 10 anos de realização do evento e, também, é parte do calendário institucional de atividades em homenagem à passagem dos 110 anos de nascimento do professor Josué de Castro, 1º diretor e patrono do INJC, tendo em vista sua trajetória na defesa do direito humano à alimentação, à terra e à proteção ao meio ambiente.

As inscrições para participantes ouvintes estão esgotadas, mas em agosto serão abertas inscrições para as visitas guiadas a espaços ecológicos do Campus Fundão e para as oficinas culinárias.

A programação detalhada encontra-se disponível no site do evento.

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 29/08/2018 - 30/08/2018
Horário: O dia inteiro

Local:

- CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:esgotadas
Site: www.saboresesaberes.injc.ufrj.br
Instituição responsável: Instituto de Nutrição Josué de Castro e Agência UFRJ de Inovação
Email do organizador:saboresesaberes2018@nutricao.ufrj.br
Telefone de contato: (39) 3839-6697

Comments are closed.