11o Encontro Sabores e Saberes

11º Encontro Sabores e Saberes

A 11ª edição do Encontro Sabores e Saberes, promovido pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro e pela Agência UFRJ de Inovação, terá como tema central “Do campo à mesa: orgânicos, agrotóxicos e tecnologias na produção de alimentos” e ocorrerá entre os dias 12 e 13 de setembro de 2019. A aprovação em massa, mais recentemente, de novos defensivos agrícolas vem reacendendo a polêmica em torno do uso desses produtos na lavoura e seus impactos sobre a saúde e o meio ambiente. A produção orgânica de alimentos vem despertando interesse do público consumidor preocupado em garantir consumo de alimentos livres de produtos químicos na lavoura. Estima-se que, em 2050, a produção de alimentos não atenda a população mundial, exigindo da ciência propostas de novas tecnologias para aumentar a disponibilidade de alimentos.

É nesse contexto que pretende-se promover um ambiente para reflexão sobre os assuntos a serem abordados, apresentando-se argumentos a favor e contra as distintas formas de produção de alimentos, em especial, na agricultura, de forma a contribuir com os participantes para formação de opinião sobre a temática abordada. O evento contará com programação/debates, apresentação de trabalhos científicos, a participação da feira agroecológica da UFRJ e pré-evento, no dia 11 de setembro de 2019, oferecendo visita guiada a espaço agroecológico no campus Fundão e oficina culinária sobre alimentação vegetariana. As inscrições encontram-se abertas na homepage do evento e, para participação na oficina e visita guiada, serão disponibilizadas 20 vagas para cada atividade, com inscrições a serem anunciadas na página eletrônica e redes sociais do Encontro.

Dia(s): 12 set 2019 - 13 set 2019

Período de inscrição: 01/08/2019
Site: http://saboresesaberes.injc.ufrj.br/
Instituição responsável: Instituto de Nutrição Josué de Castro e Agência UFRJ de Inovação