13ª Conferência Mundial de Pesquisa em Transportes

Convite WCTR 2013

Um dos mais importantes eventos do mundo na área de transportes será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 18 de julho. É a 13th World Conference on Transport Research –WCTR 2013, um fórum internacional para intercâmbio entre pesquisadores, gestores, tomadores de decisão e educadores do setor de transporte. Organizada pelo Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, sob a coordenação do professor Rômulo Orrico, chairman do evento, a WCTR reunirá cerca de 1.500 participantes de 90 países. A conferência mundial, que pela primeira vez será realizada na América Latina, faz parte do calendário comemorativo dos 50 anos da Coppe.

 

Na WCTR são identificadas as questões que influenciarão futuramente a pesquisa, a gestão e o ensino de transportes, ajudando a superar as lacunas entre a pesquisa e a prática no setor. O evento será realizado no Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca.

 

A conferência realizada no Rio de Janeiro será estruturada em oito áreas temáticas: Modos de Transporte em Geral; Transporte de Cargas e Logística; Operações, Gestão e Controle de Tráfego; Demanda de Transporte e Atividades; Transporte Economia e Finanças; Transporte, Uso do Solo e Sustentabilidade; Planejamento de Transportes, Política e Gestão e Transporte em Países em Desenvolvimento. Cobrindo todos os campos da ciência dos transportes, 1.100 artigos serão apresentados durante o evento.

 

A programação inclui ainda sessões especiais sobre 30 temas transversais da prática e da pesquisa, como mobilidade em megaeventos; desafios e soluções em transporte e mobilidade urbana no Rio de Janeiro; transporte e mudanças climáticas; transporte em situações de desastres naturais e emergência; experiência brasileira em biocombustíveis; bicicleta e modos não motorizados; sustentabilidade fiscal de investimentos em infraestrutura de transportes; situação e desafios da pesquisa em transportes na Índia, e muitos outros.

 

Também serão oferecidas visitas técnicas. Na Coppe, os participantes do seminário poderão conhecer o Laboratório de Biodiesel; o Trem de levitação magnética – Maglev Cobra e o Ônibus híbrido H2+2. Serão alvo de visita ainda o Centro de operações do Rio de Janeiro; o teleférico do Morro do Alemão; as obras do BRT TransCarioca e o BRT TransOeste; o Centro de Controle de Operações da Supervia; O Centro de Bilhetagem Eletrônica RioCard; a Linha 4 do Metrô; o Centro de Gestão do Porto Maravilha e o trem turístico do Corcovado.

 

A WCTR 2013 recebeu a adesão de instituições de pesquisa e ensino do Brasil e de diversos países latino-americanos, além das Secretarias Municipal e Estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte e Associação Nacional de Transporte Público.

Mais informações e a programação completa podem ser acessados na página do evento.

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 15/07/2013
Horário: 8:30

Local: Hotel Windsor Barra
Avenida Lucio Costa, 2630
Rio de Janeiro - RJ CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Não foi informado
Site: http://www2.wctr2013rio.com/index.php
Instituição responsável: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE
Email do organizador:Não foi informado
Telefone de contato: Não foi informado

Comments are closed.