15° Semana Científica HESFA/UFRJ

A Divisão de Desenvolvimento Acadêmico Científico/DDAC do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis/HESFA  da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ tem a honra de convidar os profissionais de saúde, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos administrativos, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde para a XV Semana Científica do HESFA/UFRJ que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2018. O tema central do evento é “POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL” que tem como objetivo discutir como está e para onde caminham as pesquisas em saúde no nosso País.

A Pesquisa é o caminho para produção de conhecimento e informação, é  a base para o progresso humano no mundo científico. Essa é uma das missões da UFRJ, que a realiza com dedicação e excelência!

Pesquisar significa dar sentido, significa indagar e interpretar o mundo, o que  exige abertura à crítica, ao diálogo e ao debate de ideias e posições.

A eficiência e a abrangência das atividades de pesquisa, através da Ciência, Tecnologia e Inovação tornam-se essenciais para determinar a direção e o ritmo de desenvolvimento econômico e social do nosso país, ou seja, não é possível existir estratégias de soluções e melhorias da qualidade de saúde da população sem a produção de conhecimento.

No entanto, várias adversidades se colocam nesta caminhada….O corte de verbas recentemente anunciado para as Pesquisas no Brasil  torna ainda mais dramático os desafios a serem enfrentados, pois a produção de conhecimento encontra-se ameaçada!

Diante deste quadro, é preciso salientar cada vez mais, o debate do papel da pesquisa nos sistemas e serviços de saúde, sua importância na perspectiva de promover o desenvolvimento e reduzir as iniquidades em saúde. É isso que a XV Semana Científica do HESFA se propõe!

Profa. Dra. Ana Beatriz Azevedo Queiroz

Diretora da Divisão Desenvolvimento Acadêmico Científico/HESFA/UFRJ

Inscreva seu trabalho, concorra a prêmio e participe do evento!

Acesse: http://hesfa.ufrj.br/index.php/coordenacao-de-cursos-e-eventos/2016-10-05-01-46-07/159-15-semana-cientifica-hesfa-ufrj-2018

Dia(s): 23 out 2018 - 24 out 2018

Local: Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA)
Avenida Presidente Vargas, 2863, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20210-030