Lançamento do documentário “Dançar” sobre a vida de Helenita Sá Earp

dançar

No próximo dia 01 de outubro, durante 10º Congresso de Extensão da UFRJ, será realizado o lançamento do documentário Dançar, que  focaliza a vida e a obra da Professora Emérita Helenita Sá Earp, introdutora da dança nas universidades brasileiras em 1939.

A professora Helenita estabeleceu uma estrutura teórica para o ensino e a criação em dança, tendo formado uma geração de profissionais que disseminaram estes princípios em cursos superiores por todo o Brasil. O roteiro do filme está estruturado da seguinte forma:

1) Depoimentos documentais: entrevistas com contemporâneos de Helenita que participaram de momentos de sua vida.

2) Coreografias: recriações de obras consideradas inovadoras pela crítica especializada, tais como: “Manhã de Sol” de 1939, que contou com a regência de Heitor Villa-Lobos, “Formas Aleatórias” realizada no MAM em 1959, “Ritmo, Forma e Cor” apresentada no I Encontro das Escolas de Dança do Brasil em 1962 e as excursões realizadas na Europa e Estados Unidos. Essas coreografias são registradas em locações externas que evocam a relação de Helenita com a cidade do Rio de Janeiro;

3) Depoimentos técnicos: coreógrafos e intérpretes falam sobre a influência dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp sobre seus próprios trabalhos, demonstrando para a câmera alguns dos princípios pesquisados por Helenita;

4) Fragmentos de vida: o filme reproduz, de forma poética, momentos da vida de Helenita. Este bloco enfatiza seu caráter pioneiro e inovador, não apenas no que se refere à dança, mas também na sua postura de vida pautada por uma relação direta do corpo com a natureza, introduzindo e antecipando hábitos de vida e alimentares que só viriam a se popularizar no final do século XX;

A solenidade de lançamento prevê a participação de representantes institucionais e também personalidades que conviveram com a professora Helenita e que estiveram envolvidos no filme.

O documentário Dançar é uma produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro através do Laboratório de Imagem e Criação em Dança (LICRID) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) , e contou com doações de admiradores da obra da professora Helenita.

Direção e montagem: Luiz Guimarães de Castro
Direção de Fotografia: Alex Araripe
Roteiro: André Meyer e Luiz Guimarães de Castro
Produção: Marcelo Lafitte, Rodrigo Costa e Bernardo Thedim
Direção Musical: Sara Cohen
Trilha Sonora: Felipe Barros
Som: Ben Hur Machado  e Toninho Muricy
Narração: Julia Lemmertz
Coordenação do projeto: Ana Célia Sá Earp e André Meyer

O lançamento será às 18h, no Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho) – Av. Athos da Silveira Ramos S/N – Prédio do CCMN – Cidade Universitária, RJ.

Dia(s): 01/10/2013
Horário: 0:00

Local: Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - Cidade Universitária