Palestra “Situação do Tema da Criação Científica na Filosofia do Conhecimento” 18 de novembro

conferência Paty CBAE

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos, em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, recebe o físico, historiador da ciência e epistemólogo francês Michel Paty para a palestra “Situação do Tema da Criação Científica na Filosofia do Conhecimento”, com a presença de Alberto Oliva, professor de Filosofia do Conhecimento do Departamento de Filosofia (IFCS/ UFRJ), como debatedor. A atividade integra as comemorações de 50 anos da COPPE/ UFRJ e acontecerá no Salão do CBAE (Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo), no dia 18/11 às 17h.

Michel Paty é Professor Visitante da Universidade de São Paulo e Diretor Emérito de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, França). Sua contribuição original no campo da Física de Partículas se alia à produção nas áreas da Epistemologia e da História da Ciência. A longa relação com a ciência e a universidade brasileira é tema do livro organizado por Mauricio Pietrocola e Olival Freire Junior, “Filosofia, Ciência e História: Michel Paty e o Brasil, uma homenagem aos 40 anos de colaboração” (Fapesp /Discurso Editorial, 2005). É autor de “Einstein philosophe” (Presses Universitaires de France, 1993), “A matéria roubada”(Edusp, 1995), “A ciência nas relações Brasil-França (1850-1950)” (Edusp, 1996), “La physique du XXe siècle” (Les Ulis, 2003); “D’Alembert” (Estação Liberdade, 2004), entre outros.

Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE
Fórum de Ciência e Cultura – FCC
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo