1º Curso de Verão em Ciências Morfológicas da UFRJ

1º Curso de Verão em Ciências Morfológicas

O Curso de Verão do PCM se propõe a apresentar e discutir suas linhas de pesquisa com alunos de graduação e mestrado de todo país. O curso incluirá ferramentas teóricas e práticas relacionadas às ciências morfológicas e suas aplicações nas áreas de biologia e saúde.

Organizado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PCM), do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, curso é gratuito e acontece entre os dias 2 e 7 de fevereiro de 2015, na Cidade Universitária.

O PCM fornecerá auxílio financeiro para os alunos selecionados para o Curso de Verão:

Para alunos de outras cidades ou estados:
– passagem aérea
– hospedagem
– alimentação (café da manhã e almoço)
– transporte para o local do curso

Para alunos da cidade do Rio de Janeiro:

– ajuda de custos

– alimentação

Apresentação do Programa de Ciências Morfológicas,

O PCM responde à considerável ampliação das Ciências Morfológicas através de:
1) Formação de docente-pesquisador de alto nível científico, comprometido com o desenvolvimento do país, incentivando um pensamento criativo e gerador de inovação.
2) Novas abordagens multidisciplinares, onde a Morfologia é centralizadora;
3) Desenvolvimento da aplicação médica da bioengenharia tecidual e terapias celulares;
4) Suporte técnico a essas interações através de microscopia avançada, novos procedimentos de preservação de peças anatômicas, de cito e histoquímica, e ainda de imagem como tomografia, ressonância magnética;.
Projetos de pesquisa nas fronteiras da saúde humana : Sinalização Celular Diferenciação ; Bioengenharia e Biomateriais ; Terapias Celulares ; Bio-imagem ; Doenças Degenerativas.

Equipamentos e Acervos
Alunos do PCM tem acesso às tecnologias de ponta para imageamento molecular, celular e sistêmico, disponiveis no CCS: Microscopia Óptica, Confocal, Multifotônica, Eletrônica de Transmissão e Varredura, Citometria. Resonnância, PET, bioluminescência no CENABIO. Parceirias com IDOR, INCa, InCor, INTO, CBPF, InMetro.

Dia(s): 02/02/2015 - 07/02/2015
Horário: O dia inteiro

Local: Instituto de Ciências Biomédicas - ICB - UFRJ
Av Carlos Chagas Filho, 373. Bloco F - Auditório do PCM