1º Simpósio Internacional de Pós-Graduação em DIP

Cartaz Simpósio (1)-EDITADA

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, anualmente, 50 mil pessoas, na Europa e nos EUA, são vítimas de infecções com resistência bacteriana, uma doença invisível que preocupa, igualmente, países do primeiro e do terceiro mundo. Para dar visibilidade ao problema, Simone Nouér, médica da Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (CCIH – HUCFF), e Professora da Faculdade de Medicina/UFRJ, organiza o 1º Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Doenças Infecto-Parasitárias, a ser realizado no dia 8 de junho, das 9h às 14h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Entre os palestrantes convidados, está a Professora Carmem Lucia Pessoa da Silva, atualmente trabalhando na Organização Mundial da Saúde (OMS), encarregada do Programa de Combate à Resistência Bacteriana. Professora da Faculdade de Medicina/UFRJ, Carmem participou ativamente da contenção da epidemia de Ebola em países da África. Atualmente, atua no Plano Global de Contenção de Resistência Bacteriana no mundo, também desenvolvido pela OMS. “Queremos discutir o modelo para combater a resistência bacteriana no Brasil”, avalia a organizadora.

O outro assunto a ser debatido será a importância de bactérias multirresistentes no ambiente. Descobertas recentes sinalizam a presença de vários mecanismos de resistência bacteriana em carne para consumo humano e em águas recreacionais na cidade. Professores do Instituto de Microbiologia da UFRJ e da Fiocruz vão abordar este tema.

“O planeta é uma grande célula viva, os micróbios vivem em ‘network’ há séculos e compartilham informações importantes como resistência como modo de adaptação. Antimicrobianos são recursos limitados. É de interesse de todo cidadão que tenhamos uma posição firme para diminuir a resistência bacteriana”.

As inscrições do Simpósio podem ser feitas com o Rodrigo, no ramal 2555, das 9h às 16h, presencialmente na secretaria da DIP ou através do e-mail pgdipufrj@hucff.ufrj.br, enviando nome, profissão e instituição onde trabalha.
Dia: 8 de junho
Horário: 9h as 14h
Local: CCS (Auditório do Bloco “N”)

Dia(s): 8 jun 2016