1º WORKSHOP Criação de ABELHA SEM FERRÃO do Horto UFRJ

O Workshop será oferecido pelos doutorandos do IPPN/UFRJ Raiane dos Santos Lima e Leonardo Melo de Lima, com participação do técnico do ETU Luis Felipe Coutinho Corrêa Alves, do graduando de designer da PUC-Rio Jhonathan Christopher de Almeida Lima e do Professor  Fernando Cotinguiba do IPPN/UFRJ.

O objetivo é apresentar a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

O manejo dessas abelhas pode ser um excelente lazer para adultos e crianças sem oferecer perigo. Além disso, é extremamente importante para a preservação das espécies nativas. As abelhas são excelentes polinizadores, dessa forma conservam a biodiversidade como um todo.

O workshop almeja contribuir no conhecimento dos funcionários para identificação das colméias quando estiverem cuidando da área verde, e assim, ajudar na preservação das espécies no campus. Também visa estimular os alunos, de áreas afins, a conhecer as abelhas.

O workshop focará nas principais etapas para iniciar a criação de abelhas sem ferrão abordando a importância da criação; a diferença entre as espécies; instalação adequada do meliponário; escolha das espécies; caixa racional; manejo em geral; construção e instalação das iscas; transferência e divisão de colméia.

Os públicos-alvos serão os funcionários e alunos da UFRJ.

As inscrições  serão realizadas pelos  e-mail workshophortoufrj@gmail.com ou pelo tel (21) 969898944 (WhatsApp)

credenciamento de 8 às 9 horas, seguido do workshop de 9 às 12 horas.

Dia(s): 16 maio 2019

Local: Ilha do Fundão