II Colóquio Franco-Brasileiro Dependência e “Drogas” na Adolescência

Slide 1

Nos dias 24 e 25 de outubro acontece o 2º Colóquio Franco-Brasileiro Dependência e “Drogas” na Adolescência: Entre Subjetividade e Cultura, organizado pelos professores Marta Rezende Cardoso, François Marty e Fernanda Costa-Moura, no quadro de um intercâmbio científico entre o Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGTP-UFRJ), o Collège International de L’Adolescence (CILA) e o Institut de Psychologie da Université Paris Descartes (Univ. Paris 5). O estágio se encontra em andamento e já rendeu vários frutos, dentre eles a realização em 2009 do I Colóquio Franco-Brasileiro Destinos da adolescência: Corpo e Subjetivação.

O objetivo do 2º Colóquio é discutir uma das problemáticas mais relevantes e alarmantes da atualidade: a questão da dependência, que revela, em seu interior, toda a importância do uso das drogas. Trata-se de explorar a recorrência desse complexo fenômeno ao longo da adolescência e em jovens adultos. Para tal, é necessária uma investigação a partir das bases teóricas da Psicanálise, aprofundando a compreensão de elementos metapsicológicos, psicopatológicos e clínicos.

Será feita também uma análise da questão da dependência e do uso de drogas na adolescência, segundo uma perspectiva que visa articular subjetividade e cultura, na medida em que a estruturação e funcionamento da vida psíquica são indissociáveis de um contexto sócio cultural determinado. A dependência às “drogas”, situada no campo das chamadas novas patologias, vem nos interrogar sobre certas particularidades da cultura contemporânea.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ, acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 10h às 18h, no auditório Pedro Calmon.

Dia(s): 24/10/2013 - 25/10/2013
Horário: O dia inteiro

Local: Auditório Pedro Calmon - UFRJ
Av. Pasteur, 250 - 2º andar