2º Seminário BIM no ETU/UFRJ

O BIM ou Modelagem da Informação da Construção é o “conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção” (Decreto 9.983/2019).

Na busca por recursos tecnológicos adequado ao melhor desenvolvimento dos serviços no Escritório Técnico da Universdade, ETU, foi criado o Núcleo BIM, pela Portaria Nº5.970/2019. O grupo pretende estudar, pesquisar e difundir o BIM no meio técnico, administrativo e gerencial no ETU/UFRJ.

O Núcleo BIM tem como objetivo a organização de ações para apoiar a implementação do BIM no ETU. Nesse sentido, foi organizado o 2º Seminário BIM no ETU/UFRJ. Esse é o segundo de uma série de três. O primeiro foi realizado em mai/2019, abordando uma introdução aos técnicos. O terceiro tem previsão de abordar usos e exemplos práticos.

O 2º Seminário BIM no ETU/UFRJ abordará o tema Gestores. O público alvo são os TAE relacionados à AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), mas estará aberto à comunidade da UFRJ e convidados externos. Apesar da eficiência no processo de projeto e obra, há questões: custos, uma eventual queda de produtividade inicial, necessidade de aquisição de software e tempo para cursos de capacitação nas ferramentas, e mais ainda a interação-colaboração entre os membros do escritório. Busca-se uma apresentação, realista e pragmática sobre o BIM: oportunidades e desafios do ponto de vista de gestores; implantação e escolha de software.

Dia(s): 12 set 2019

Local: Auditório Dulce Helena Chiaverini – IESC/UFRJ
Av. Horácio de Macedo S/N - Próximo à Prefeitura Universitária da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 21.941-598

Período de inscrição: 10/09/2019