2o Seminário NUPPAA – Pensando e Repensando Políticas Públicas

O NUPPAA – Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) realizará o 2º Seminário – Pensando e Repensando Políticas Públicas, que acontece de 3 a 4 de outubro de 2017, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro. O evento é gratuito e as inscrições serão recebidas somente por meio online pelo site do evento.

A avaliação de políticas públicas como campo interdisciplinar de conhecimento (e de pesquisa social) é relativamente recente no debate brasileiro, embora haja uma produção consistente de avaliações substanciais de políticas públicas, segmentadas em variados setores e em linhas de pesquisas de programas pós-graduação do país – políticas agrária, assistência social, cultura, desenvolvimento, educação, inovação, macroeconômica, meio ambiente, saúde e complexo industrial da saúde, turismo, urbana, dentre outras. Contudo, a avaliação como objeto de análise constitui uma lacuna que NUPPAA quer preencher.

O NUPPAA pretende agregar conhecimento ao campo multidisciplinar e heterogêneo da Análise e Avaliação de Políticas Públicas – em seus distintos paradigmas, enfoques, temas e métodos – visando instigar a formação e a produção científica interinstitucional em avaliação, a partir do debate sobre as ações contemporâneas do Estado, em interface com a sociedade civil, neste campo.

O 2º Seminário – “Pensando e Repensando Políticas Públicas” – tem como objetivo reunir atores públicos e privados com atuação em análise e avaliação de políticas públicas, incluindo: professores, pesquisadores, gestores públicos governamentais, do terceiro setor, estudantes, pós-graduandos, bem como as redes afins.

Ana Célia Castro e Alcides Gussi (Coordenadores do NUPPAA)

Dia(s): 3 out 2017 - 4 out 2017
Horário: O dia inteiro

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ)