III Seminário Espectro, Sociedade e Comunicação

esc3.2

Entre as poucas famílias donas das concessões de rádio/TV e as grandes operadores de telefonia, qual o papel da sociedade civil na disputa pelo uso e gestão do espectro eletromagnético? Quais as possibilidades que se abrem com a digitalização dos meios? Por que não querem que você saiba sobre a definição do padrão de rádio digital no Brasil?

Após passar pela Unicamp e pela PUC-Rio, a próxima edição do ESC será realizada na UFRJ, campus da Praia Vermelha, buscando responder estas e outras perguntas.

O encontro propõe como tema principal a noção de ‘Espectro Livre’, abordando sua viabilidade técnica e suas potencialidades de desenvolvimento local e autônomo de comunicação digital. Atentas à necessidade de atualização das políticas públicas na era digital, as discussões serão fomentadas por pesquisadores, comunicadores comunitários, juristas e ativistas que terão por missão informar e debater os aspectos técnicos, sociais e jurídico-políticos que envolvem uma gestão mais inteligente do uso do espectro.

Amparado na necessidade de regulamentação do Art. 223 da Constituição Federal Brasileira, de 1988, e inspirando-se em nossos vizinhos como Argentina, Uruguai, Equador e também a Venezuela, que promoveram a divisão do Espectro como política de complementaridade entre os serviços público, privado e estatal de comunicação social. O seminário pretende apontar possibilidades ainda pouco exploradas no Brasil, e que poderiam, investindo no potencial inovador e colaborativo experimentado com as novas tecnologias, contribuir para um novo modelo de comunicação mais democrático e socialmente relevante.

O evento tem ainda como objetivo retomar a discussão sobre o rádio digital no Brasil, que começou a ser pensado e testado em meados da década de 2000, mas apenas em março de 2010, o Ministro das Comunicações Hélio Costa publicou a portaria 290 instituindo o Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SRDB), apresentando os pré-requisitos que o sistema deveria atender. Atualmente, dois padrões de rádio digital estão sendo considerados para servir como base técnica para o SBRD:o DRM e o HDRadio.

+ informações em: www.espectrolivre.org

Confira a programação completa clicando aqui.

Detalhes do evento:


Map Unavailable

Dia(s): 14/10/2014 - 15/10/2014
Horário: 10:00 - 20:00

Local:

- CEP

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:14/10 entre 10h e 10:30h
Site: https://www.facebook.com/events/178414679021345/
Instituição responsável: Não foi informado
Email do organizador:Não foi informado
Telefone de contato: Não foi informado

Comments are closed.