50 anos de Stonewall e os direitos da população LGBTQI+

No dia 18 de junho de 1969, a Polícia de Nova Iorque invadiu o bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Grennwich Village, famoso por reunir pessoas da comunidade LGBTQI+ naquela cidade. O episódio foi o estopim para uma série de manifestações, que tiveram início nos dias posteriores, não apenas em Nova Iorque, mas em todo o mundo. Os ativistas exigiam a garantia das liberdades individuais e dos direitos civis.

Como forma de recordar a data, considerada um marco de luta e de resistência, o projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), promovido pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), inaugura a sua nona curadoria: “50 anos de Stonewall e os direitos LGBTQI+ no Brasil”, no dia 30 de Outubro. Além da exposição de fotografias que marcaram aquele momento, serão realizadas exibições de filmes sobre a temática, mesas de debate, lançamento de livros, atividades culturais e oficinas.

O objetivo é proporcionar reflexões sobre direitos e desafios da comunidade LGBTQI+, e de toda a sociedade, frente às concepções históricas e na contemporaneidade, através de uma perspectiva em favor dos Direitos Humanos. As atividades serão abertas a todos os públicos.

Confira abaixo a programação:

Programação:

Data: 30/10, às 18h.

Mesa: Inauguração da curadoria “50 anos de Stonewall e os direitos LGBTQI+ no Brasil”.

Palestrantes: Henrique Rabello (Nepp-DH/UFRJ), Céu Cavalcanti (IP-UFRJ), Suane Soares (Nubea/CCS-UFRJ)

Data: 05/11, às 18h.
Cineclube Dissidências sexuais na Semana da diversidade da ECO-UFRJ
Filmes ameaçados: Cinema e resistência

Sessões:

“Afronte”, de Bruno Victor e Marcus Azevedo.

“Mente aberta”, de Getúlio Ribeiro.

“Nosso sagrado”, de Gabriel Barbosa, Fernando Sousa e Jorge Santana.

Data: 06/11, às 18h30.
Mesa: Debate sobre os livros: “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, do Conselho Federal de Psicologia (org.) e “Saindo do armário”, de Murilo Peixoto da Mota.
Palestrantes: Pedro Paulo Bicalho (IP-UFRJ) e Murilo Motta (GANIMEDES/Nepp-DH/UFRJ), Heder Lemos Bello (CRPRJ)

Data: 13/11, às 14h.
Oficina: “Defesa pessoal com o grupo Piranhas Team”.

Data: 13/11, às 18h30.
Mesa: “A violência atinge à todos – Mães pela diversidade e aliados”.
Palestrantes: Grupo Mães pela diversidade, Piranhas Team, Gilbert Stivanello (DECRADI), Letícia Furtado (Nudiversis – DPERJ).

Data: 27/11, às 18h30.
Mesa: “Interseccionalidade”.
Palestrantes: professores/as Guilherme Jussara Marques (ESS-UFRJ), Danielli Balbi (ECO), Ivanete Silva (Rede Municipal-Caxias) e Mariah Rafaela (EBA), representante do DCE-UFRJ.

Data: 04/12, às 14h.
Oficina: “Trabalhando com Educação Museal”. Palestrantes: integrantes da Rede de Educadores Museais (REM/RJ).

Data: 04/12, às 18h30.
Roda de conversa com integrantes do grupo Ser LGBT na UFRJ – Compartilhando experiências (Docentes, Técnicos e Discentes, e terceirizados) e da Semana da Diversidade.

Clique aqui para acessar o Boletim Vitrine da Memória, produzido pela Biblioteca do CFCH, que também faz parte da curadoria.

Sobre o Projeto

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão.

As atividades promovidas através deste projeto, realizadas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH e instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes de escolas de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Dia(s): 30 out 2019 - 29 fev 2020

Local: Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza – Decania do CFCH
Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22292-240

Período de inscrição: 30/10/2019