52º Encontro da Society for Natural Philosophy “Scale Bridging in the Mathematical and Mechanical Sciences”

moleculas

A tradicional e prestigiosa série de encontros da Society for Natural Philosophy (SNP)  foi iniciada em 1963, na John Hopkins University, com o encontro “Statistical Continuum Theories”. O último encontro “Mathematics and Mechanics in the Physical Sciences: A Tribute to James Serrin” foi realizado em 2013, na University of Minnesota. A missão central da SNP, através destes encontros, é criar um ambiente propício para interação entre cientistas, pesquisadores e estudantes, visando à promoção de pesquisas de ponta em ciências mecânicas e matemáticas.

O 52º Encontro “Scale Bridging in the Mathematical and Mechanical Sciences”, o primeiro da SNP a ser realizado em uma universidade do Hemisfério Sul, objetiva à reunião de pesquisadores com atuação na área de modelagem físico-matemática de sistemas materiais que exibem complexidade e estrutura em diferentes escalas de comprimento e de tempo. A necessidade de uma compreensão mais profunda de tais sistemas se tornou evidente nos últimos anos com a descoberta de novos materiais e o correspondente desenvolvimento de nano e biotecnologias. Neste caso, o uso direto de ferramentas de simulação, tais como mecânica quântica, dinâmica molecular, ou mecânica do contínuo enfrentam dificuldades devido à gama limitada de escalas que cada nível de descrição é capaz de enfrentar. O grande desafio consiste na construção de ferramentas e metodologias capazes de contemplar a grande variedade de escalas necessárias para a descrição do comportamento de tais sistemas complexos, o que representa um grande desafio pois requer um esforço sinérgico de diferentes disciplinas. A temática do evento é de grande relevância para diversas áreas do conhecimento, incluindo bio- e nanotecnologia, geologia, meteorologia, matemática aplicada e engenharias em geral.

Com o intuito de estimular à ampla participação de pesquisadores e estudantes brasileiros, não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Dia(s): 22/10/2014 - 24/10/2014

Local: Salão Pedro Calmon (Palácio Universitário da UFRJ)
Av. Pasteur, 250 – 2º pavimento – Campus da Praia Vermelha - Urca
Rio de Janeiro - RJ CEP 22290-902