7º Fórum Religioso Àwúre

O Grupo Àwúre – Candomblé de Tradição – tem a honra de convidá-lo para o seu 7º Fórum Religioso, que será realizado no dia 04 de outubro de 2018 (Quinta-Feira), das 09:00 às 20:00 horas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Coordenação: Ìyá Mara de Yemojá (Ilé Àṣẹ Ègbé ỌmỌ ẹja, fundadora do Grupo Àwúre) e
Prof. Dr. Cristiano Santos (LECC / ECO-UFRJ)
Contato: forum.awure@gmail.com

Programação do Fórum

09:00 às 9:30 – Recepção dos convidados

9:30:00 às 10:10 – Conferência: Poder Feminino e Ação Política: As lutas das mulheres do Candomblé, dentro e fora dos terreiros – Profª Dr.ª Helena Teodoro

Das 10:10 às 10:30 – perguntas.

10:45 às 12:30 – Mesa 1: – Perspectivas políticas e legais para os terreiros de Candomblé: Um cenário em tempos de resistência.

• Representação do Candomblé na Mídia e Mídia Afro: Em busca de visibilidade positiva e direitos – Bàbá e professor Márcio de Jagun, descendente Casa de Òṣùmàrè.
• Política, Democracia e Justiça para os povos de terreiro: Ṣàngó e os instrumentos legais de proteção à liturgia sagrada do Candomblé – Bàbá Robson Lage de Ògún, Ilé Àṣẹ Òpó Afonjá RJ
• Em cada terreiro um Quilombo: Reconstruindo pertencimento, igualdade racial e diálogos com a comunidade – Bàbá Paulo José de Ògún (Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró)

Mediação: Marlise Vinagre (Ìyá Marlise de ọ̀ṣun) / Professora aposentada da UFRJ)
Das 12:30 às 13:00 – perguntas.

13:00 às 14:30 – Intervalo (Almoço)

14:45 às 16:00 – Mesa 2: Novas formas de resistência nos terreiros de Candomblé: Legalização, coletivos, projetos, representatividade e ações junto ao poder público.

– Perseguição aos terreiros de Candomblé: Enfrentamentos e esperanças – Bàbá Renato de Ọbalúwáiyé (Ilé de Jagun)
– Construindo uma agenda positiva e organização local das comunidades terreiro: Um caso de mobilização cultural e política – Hungbono Rogério de Olissa (Humpame Kuban Bewa Lemin, presidente do Instituto Onikoja)
– Comissões de Matrizes Africanas, articulações jurídicas e legalização de terreiros: A formação de coletivos no Leste Fluminense – Bàbá Gilmar Hugues de ọya (Ilé Àṣẹ Ol’ọya Torun, presidente da COMASG)
– Ensino para a emancipação da juventude de terreiro: Experiências pedagógicas rumo ao nível superior – Bàbá Afrânio Santos de Oya (Ilé Àṣẹ Igba l’ọya)