Sociólogo LUC BOLTANSKI na UFRJ

programacao-completa-1
O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ estarão recebendo, nas duas próximas semanas, o  Prof. Luc Boltanski, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris, um dos mais importantes e renomados pensadores e sociólogos contemporâneos vivos.

Sua obra trata da relação entre diversidade individual e formação de grupos socias. Mais recentemente, tem se debruçado sobre as novas formas de existência e de dominação na sociedade contemporânea,  bem como da relevância da atividade crítica dos cientistas sociais.

O Prof. Bolstanki dará palestras nos dias 6, 9 e 14, no IFCS, dia 8 no Salão Pedro Calmon, na Praia Vermelha e dia 12 no CBAE.

Um dos maiores sociólogos da atualidade, professor emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales e fundador do Groupe de Sociologie Politique et Morale, o francês Luc Boltanski visita a UFRJ neste mês de agosto a convite do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE). Serão cinco encontros com o autor, cujo trabalho influenciou de forma significativa a sociologia, a economia política, a história social e econômica. Sua obra inovadora teve início em 1982 com o livro “Les Cadres” e, em 1999, publicou na França sua obra mais conhecida no Brasil que é “O novo espírito do capitalismo”, em coautoria com Ève Chiapello. Nos últimos anos, republicou seu trabalho comum com Pierre Bourdieu, “A produção da ideologia dominante”, de 1976. No livro “Tornar a realidade insuportável”, revisita sua relação original com aquele autor, assim como com o grupo de pesquisa ao qual havia pertencido. Seus livros mais recentes são “De la critique: précis de sociologie de l´émancipation” e “Enigmes et complots: une enquête à propôs d’enquêtes”.

A programação completa pode ser conferida no site  www.cbae.forum.ufrj.br

Endereços:

IFCS – Largo de São Francisco, 1, Centro

Salão Pedro Calmon – Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha

CBAE – Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo

Dia(s): 07/08/2013 - 14/08/2013
Horário: O dia inteiro

Local: Auditório do Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE - UFRJ
Rua Rui Barbosa, 762, Flamengo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Brasil CEP

Valor: GRATUITO
Site: httP://www.cbae.forum.ufrj.br/