90 ANOS DA SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DO MUSEU NACIONAL

Museu Nacional – 90 anos do primeiro setor educativo de museus do país

O primeiro setor educativo de museus do país, a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN/UFRJ), completa 90 anos. Criada em 15 de outubro de 1927 pelo então diretor Roquette Pinto, um dos pioneiros da difusão e popularização das ciências naturais no Brasil, a seção foi denominada incialmente de Serviço de Assistência ao Ensino de História Natural. Seu trabalho era dedicado a atender escolas e diversos estabelecimentos de ensino primário e secundário para difundir o ensino de ciências.

Atualmente a SAE tem como finalidade o atendimento ao ensino no âmbito das Ciências Naturais e Antropológicas, mediante assistência a professores de ensino médio e elementar, a universitários, estudantes de qualquer nível, a escolas e ao público geral, mediante o uso de todas as exposições e instalações do Museu Nacional, além de realizar pesquisas sobre técnicas de utilização didática das exposições para diferentes níveis de ensino.

Para comemorar o aniversário a seção programou o evento 90 anos de SAE – Setores educativos e educação museal no Brasil que acontece no dia 16 de outubro, de 10 às 18 horas, no auditório Roquette Pinto do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. Além de palestras e mesas-redondas o evento contará com o lançamento do livro Crianças no museu: Mediação, acessibilidade e inclusão/Museu de ideias. As atividades são gratuitas e não é necessária inscrição prévia. Os interessados podem se credenciar a partir das 9 horas do dia do evento.

Confira a programação:

90 ANOS DA SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DO MUSEU NACIONAL – SETORES EDUCATIVOS E EDUCAÇÃO MUSEAL NO BRASIL

19 de outubro 2017 – Auditório Roquette Pinto – Museu Nacional

10h às 10h10min |Abertura do evento

Profa. Claudia Rodrigues – Diretora do Museu Nacional (UFRJ)

10h10min – 12h | Mesa-Redonda “Trajetórias da Educação Museal”

Mediação: Prof. Paulo Rogério Marques Sily (Faculdade de Educação – UERJ)
A dimensão educativa no Museu: algumas incursões | Maria Esther Valente (Museu de Astronomia e Ciência Afins- MAST)
A institucionalização da educação em museus no Brasil – a criação da SAE | Andréa F. Costa (Museu Nacional – UFRJ , Escola de Museologia e Doutoranda PPGEdu – UNIRIO)
A Política Nacional de Educação Museal – PNEM: perspectivas futuras | Ozias Soares (Museu da Vida – FIOCRUZ)

13h30min – 15h | Mesa-Redonda “Museus e seus Setores Educativos: lugares da educação museal”

Mediação: Kátia Frecheiras (Museu da República – IBRAM)