90 anos da Visita de Marie Curie ao Museu Nacional

Mulheres na Ciência e na História – 90 anos da visita de Marie Curie ao Museu Nacional

No próximo domingo (31/7), às 14 horas, o Museu Nacional/UFRJ, na Quinta da Boa Vista, promove atividade especial homenageando grandes ícones femininos de diferentes campos da ciência, para celebrar os 90 anos da Visita de Marie Curie à instituição, em 29 de julho de 1926.

Museu Nacional-EDITADA

Picture 380

Fotografia Oficial da visita de Madame Curie ao Museu Nacional em 29 de julho de 1926. Identificados, sentada, Madame Curie; de pé, da esquerda para direita: Alípio de Miranda Ribeiro; não identificado; Hermillo Bourguy de Mendonça; Heloísa Alberto Torres, Alberto Betim Paes Leme, Irene Joliot-Currie, filha de Madame Curie e Bertha Lutz.

13680811_1575449076090633_3112894878034304476_n

Sra. Curie – Visita ao Museu Nacional | Publicado no Jornal do Brasil em 30 de julho de 1926, página 7.

O evento Visita Conversada Especial será apresentado por mediadoras da SAE (Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ) e contará com a representação teatralizada de Marie Curie, grande ícone feminino que marcou a história da ciência.

Madame Curie, como era chamada, foi a primeira mulher a ser laureada com um prêmio Nobel, em 1903 (de Física). Quando visitou o Museu Nacional já contava com dois Nobel, o segundo ganho em 1911 (de Química). Foi a única pessoa, até hoje, a ser contemplada com dois Prêmios Nobel em diferentes categorias científicas.

Nascida na Polônia no ano de 1867, Marie Skłodowska Curie foi uma cientista renomada e responsável pela produção de importantes conhecimentos científicos. Seus estudos trouxeram grandes contribuições para a Química, a Física e a Medicina.

Durante sua adolescência, trabalhou como governanta e mudou-se para a França com a intenção de estudar em uma universidade, já que na Polônia as universidades eram permitidas apenas para homens naquela época. Depois de formada, iniciou carreira científica. Descobriu dois elementos químicos: o polônio, nome cunhado em homenagem ao seu país de origem e o rádio, que originou o termo radioatividade. Teve presença marcada também na Primeira Guerra Mundial, montando unidades móveis de raio-X em áreas de pronto atendimento a feridos em combate.

Suas contribuições foram reconhecidas mundialmente com o Prêmio Nobel de Física de 1903 e de Química de 1911. Na década de 1920, Marie Curie era uma das mais célebres personalidades do ramo científico. Nessa época, no ano de 1926, tivemos sua aclamada passagem pelo Brasil a convite do Instituto Franco-Brasileiro de Alta Cultura, hoje extinto, uma instituição voltada à divulgação científica mantida pela embaixada francesa no Rio de Janeiro. Na época, o país vivia sob grande fomento e incentivo a pesquisa científica.

Marie Curie estava interessada em conhecer as riquezas culturais brasileiras, visitando as capitais de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em solo carioca, foi convidada por outra homenageada do evento, Bertha Lutz, pesquisadora do departamento de biologia do MN e líder da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino – FBPF a conhecer o Museu Nacional.

Atualmente, a realidade encontrada por mulheres como Bertha Lutz e Marie Curie já é bem diferente. O Museu Nacional conta com a contribuição de preparadíssimas mediadoras que propagam conhecimento histórico e científico dialogando com os visitantes acerca das temáticas das exposições.

Um grupo se formará na entrada do museu às 14h para participar de uma mediação especial: uma mistura de épocas distintas em que será possível ter uma perspectiva de nossas exposições a partir de personalidades femininas, que estão diretamente ligadas com cada acervo.

Visita Conversada Especial:

Local: Museu Nacional/UFRJ –  Quinta da Boa Vista – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro

Aberto de terça a domingo, das 10 às 16 horas, e as segundas das 12 às 16 horas

Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Gratuidade: crianças até 5 anos e pessoas com deficiência

Telefone: 21 3938-1100

Website: www.museunacional.ufrj.br

Facebook: www.facebook.com/MuseuNacionalUFRJ

Twitter: @MuseuNacional

YouTube:  http://www.youtube.com/c/MuseuNacionalUFRJAssessoriadeImprensa

Dia(s): 31 jul 2016

Local: Museu Nacional da UFRJ
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ, 20940-040

Valor: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Gratuidade: crianças até 5 anos e pessoas com deficiência.
Período de inscrição:
Site: https://saemuseunacional.wordpress.com/2016/07/27/3107-visitas-conversadas-especial-90-anos-da-visita-de-marie-curie/
Instituição responsável: UFRJ (Museu Nacional)
Email do organizador: sae@mn.ufrj.br