A crise na Saúde e o SUS

A Coppe/UFRJ promove no próximo domingo, 14 de junho, o sexto debate do fórum virtual: O Brasil após a pandemia. Com o tema “A crise na Saúde e o SUS”, esta edição terá a participação do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS); o professor Carlos Grabois Gadelha, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o professor Antônio Carlos Campos de Carvalho, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ); e o professor Roberto Medronho, da Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, ambos da UFRJ. O evento será transmitido ao vivo na página da Coppe no Facebook, a partir das 18h.

O encontro contará com a mediação do professor Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe. O público poderá assistir e participar do debate, ao vivo, com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores, no próprio link da transmissão.

Sobre os palestrantes

Médico ortopedista e ex-deputado federal por dois mandatos consecutivos (2011 a 2018), Luiz Henrique Mandetta foi ministro da Saúde, de janeiro de 2019 a abril de 2020. Mandetta foi ainda secretário municipal de Saúde de Campo Grande (MS), de 2005 a 2010, e presidente da Unimed Campo Grande, de 2001 a 2004.

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE/UFRJ), Carlos Grabois Gadelha é professor do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e coordenador do Grupo de pesquisa sobre desenvolvimento, complexo econômico industrial e inovação em saúde (GIS), da Fiocruz.

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Roberto Medronho é professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), ambos da UFRJ. Medronho foi diretor das duas unidades. Atua na área de Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia e, atualmente, é diretor da Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), Antônio Carlos Campos de Carvalho é professor do IBCCF e Professor Visitante do Albert Einstein College of Medicine (EUA). Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Carvalho já foi diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2013 a 2105) e atualmente coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Regenerativa e a Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC).

Dia(s): 14 jun 2020

Local: Evento Virtual