A importância da primeira imagem de um buraco negro

Em abril deste ano, a colaboração Telescópio Horizonte de Eventos publicou a primeira imagem de um buraco negro. Nesse seminário a pesquisadora apresentará  o projeto e explicará como reconstruiu uma imagem usando dados de um telescópio interferométrico. Também explicará o que é a sombra do buraco negro, e como podemos usar uma imagem desta sombra para testar se buracos negros no espaço se comportam como previsto pela teoria da gravidade de Einstein, a Relatividade Geral. Além disso falará sobre sua contribuição para o projeto.

Sobre a palestrante Lia Medeiros: Graduação em Física e Astrofísica na Universidade da Califórnia em Berkeley. Doutorado na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, com períodos na Universidade do Arizona em Tucson e na Universidade de Harvard. Atualmente, faz pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados em Princeton com bolsa da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos.

Carregando mapa ....

Dia(s): 23/10/2019