Exposições, Mostras e Lançamentos
A trajetória de mulheres trans pelo esporte brasileiro, fruto da tese de doutorado de Rafael Marques Garcia, será lançado pela Editora UFRJ no dia 30 de setembro, às 14h, no auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), à Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária. No dia 6 de outubro o lançamento acontecerá na Livraria da Travessa, Rua Voluntários da Pátria, 97, em Botafogo, às 19h.
O livro faz uma abordagem histórica a respeito do tema e discute de que maneira o esporte se constitui como um espaço (re)produtor de saberes biopolíticos sexistas que segregam, normalizam e enquadram sujeitos. A partir deste cenário, o autor narra e problematiza as trajetórias de mulheres trans em modalidades esportivas no Brasil, debatendo questões sobre gêneros, sexualidades, corpos, transexualidades e performatividades esportivas durante o processo de inserção, permanência e atuação dessas mulheres no esporte feminino.
Na publicação, as jogadoras de vôlei Tifanny Abreu, Valkyria Montes, Mabelly Souza, “PF”, Mariana dos Santos (vôlei e judô) e Anne Viriato (no MMA) contam suas trajetórias e experiências no esporte. O uso do vestiário, o incentivo ou não da família e dos/as amigos/as, a pressão das torcidas, o processo de hormonização cruzada e suas mudanças corporais, bem como o envolvimento das diversas mídias nessas trajetórias são abordados de maneira franca pelas atletas.
O autor aponta que as trajetórias dessas mulheres são vigiadas e desmotivadas com base em preceitos cis-heteronormativos e destaca os Projetos de Lei Estaduais e Federais que tratam do assunto no contexto brasileiro, ressaltando que a temática ainda é pouco problematizada, cercada de dúvidas e incertezas, e que necessita ser estimulada e debatida de forma ética e respeitosa.
Rafael Marques Garcia também apresenta recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre justiça, inclusão e não discriminação com base na identidade de gênero e variações de sexo, e estudos científicos acerca da temática no Brasil e no mundo. Esses estudos mostram os impactos da hormonização cruzada nos corpos de pessoas trans, indicando caminhos interessantes de aprofundamento dessas pesquisas para os próximos anos.
O autor destaca que fora dos muros acadêmicos ainda existe notório desconhecimento sobre o que é ser uma pessoa trans, quais as suas trajetórias de vida e como a rotina de construção da identidade dessas pessoas permanece, por vezes, “bestializada” aos olhos alheios. Além disso, chama a atenção para a onda crescente de desinformação e sensacionalismo que paira sobre a temática, convidando aos/as leitoras/as à reflexão crítica sobre como receber, compreender e se apropriar das discussões sobre transexualidade no esporte.
Rafael Marques Garcia é doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física e vice coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física. É associado e membro do Comitê Científico do GTT Gênero e Sexualidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
A trajetória de mulheres trans pelo esporte brasileiro
Rafael Marques Garcia
Editora UFRJ
2025
ISBN: 978-85-7108-534-3
232 p. 14 x 21 cm.
Lançamentos: dia 30 de setembro, às 14h, no auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), à Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K, Centro de Ciências da Saúde (CCS); 6 de outubro, às 19h, na Livraria da Travessa, Rua Voluntários da Pátria, 97, em Botafogo.
R$ 60,00
Detalhes do evento:
Dia(s): 30 set 2025
Horário: 15h00 - 18h00
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: evento gratuito
Período de inscrição: não é necessário inscrição
Site: www.editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ
Email do organizador: mariadosocorromoura.editoraufrj@gmail.com
Telefone de contato: 21 992966806
