Curso de extensão: A universidade pública vive

Curso de Extensão on line: A universidade pública vive: atuação transformadora em tempos pandêmicos

Período de Inscrição: 05 a 16 de junho

17/06 – 15h

“O papel da universidade pública e da comunidade no enfrentamento da pandemia”

• Prof. Dr. Rodrigo N. da Fonseca Biólogo. Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM -UFRJ. Membro do GT COVID 19 Macaé.
  • Wagner Nunes Firmino. Educador Ambiental. Representante do Quilombo Machadinha, Membro do grupo de Jongo e gestor ambiental.
  • Profa. Dra. Kathleen Tereza da Cruz. Médica Sanitarista. Professora no curso de Medicina na UFRJ-Macaé. Membro do GT COVID 19 Macaé.
  • Mediador: Prof. Dr. Bruno Monteiro (UFRJ/Macaé).

18/06 – 14h

“Os desafios da vida discente em tempos pandêmicos”

• Rafaela Corrêa. Estudante de Licenciatura em Química na UFRJ Macaé, Diretora do DCE e militante do Movimento Correnteza.
  • Gabriel Lessa Anthero. Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFRJ Macaé, Conselheiro do meio ambiente do município de Macaé e Representante da sociedade civil do comitê de bacias hidrográficas Dos Rios Macaé e Ostras.
  • Yansy Aurora Delgado Orrillo Doutoranda em educação em ciências e saúde no Instituto NUTES (UFRJ).
  • Mediador: Prof. Dr. Nilcimar Souza (UFRJ/Macaé).

18/06 – 18h

“Infodemia dos dados pandêmicos: desafios para a saúde e a educação”

“Direitos humanos, políticas de proteção social e segurança alimentar”

• Prof. Dr. Alexandre Brasil Sociólogo. Diretor do Instituto NUTES. Atuou como assessor na Presidência da República (2012-2016) nas áreas de participação social e direitos humanos.
  • Profa. Dra. Vanessa Schottz Nutricionista. Professora de Nutrição na UFRJ-Macaé. Coordenadora do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Mediadora: Prof. Dr. Rute Costa (UFRJ/Macaé).

19/06 – 15h

“A importância da base de C & T e inovação para o enfrentamento de epidemias ao redor do mundo”

• Prof. Dr. Alexandre G. Vasconcellos Biólogo. Professor na Divisão de Pósgraduação e Pesquisa no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI).
  • Profa. Dra. Michelle Frazão Muzitano Farmacêutica. Professora no curso de Farmácia e nos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas UFRJ- Fundão e Produtos Bioativos e Biociências na UFRJ-Macaé. “Pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos para o enfrentamento da COVID-19”.

Mediadora: Prof. Dr. Isabel Martins (UFRJ/NUTES).

22/06 – 15h

“O discurso do ensino remoto em tempos pandêmicos”

• Profa. Dra. Inny Accioly Professora do IEAR/UFF. Pesquisadora do (LIEAS/UFRJ), COLEMARX/UFRJ, (LIEPE/UFRRJ) e do GEASur (UNIRIO).
  • Dra. Simone Silva Pedagoga e Doutora em Educação. Coordenadora do Laboratório de Ética em Pesquisa (UFRJ), de Extensão do NUBEA-UFRJ e Pesquisadora do COLEMARX-UFRJ.

Mediador: Prof. Dr. Rafael Costa (UFRJ/NUPEM).

23/06 – 17h

“Pedagogias e estratégias possíveis para tempos pós-pandêmicos”

• Profa. Mariana Petri da Silva Bióloga. Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ), Professora do IFES.
  • Prof. Samuel Penteado Urban. Professor na UERN, pesquisador do LEFREIRE/UERN e ativista da Anistia Internacional/Natal
  • Vladimir Oliveira. Coordenador pedagógico e articulador territorial da Casa semente/Jardim Gramacho.

Mediador: Prof. Dr. Celso Sánchez (GEASUR/ UNIRIO).

Informações e inscrições: https://gtcovid19.macae.ufrj.br

Link direto do formulário de inscrição: https://forms.gle/GSLjVMC17yxpRZSGA

Onde assistir às aulas: https://www.youtube.com/channel/UCJXGZQ8PyyYhSRpUNqF5aQw

Dia(s): 23 jun 2020