Abuso e exploração de crianças e adolescentes: O uso de uma tecnologia social na formação profissional e na promoção de uma cultura de direitos humanos.

Apresentação

O projeto Abuso e exploração de crianças e adolescentes: o uso de uma tecnologia social na formação profissional e na promoção de uma cultura de direitos humanos é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e tem como objetivo promover o uso dos marcos teóricos, conceituais, metodológicos e informativos do ‘Guia Escolar: métodos para identificação do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes’ como referência para o desenvolvimento da idéia de uma cultura de direitos humanos e a formação de profissionais da saúde e da educação

O Guia Escolar teve sua terceira edição, revista e atualizada, publicada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e FAPUR (UFRRJ) em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) e o Comitê Nacional para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O material é considerado uma tecnologia social em relação aos direitos humanos e se apresenta como uma proposta inovadora para a formação de redes locais capazes de criar currículos e culturas no campo dos direitos humanos tendo como foco a comunidade escolar e o setor de saúde. O Guia pode contribuir tanto para elaborar uma política de prevenção e agregar conhecimento na identificação do fenômeno da violação de direitos de crianças e adolescentes no país quanto para o entendimento da multidimensionalidade da questão. Para isso, propomos uma formação para uso do Guia por meio de atividades presencias e em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Dia(s): 13/08/2013 - 14/08/2013
Horário: O dia inteiro

Local: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº – Nova Iguaçu/RJ