Anomia / Lícius Bossolan – Pintura Figurativa Contemporânea

ABERTURA:
04 dez, 19h

VISITA GUIADA:
06 de dezembro, sexta-feira, 10h: palestra com o artista sobre poética e técnicas da pintura a óleo. Intermediação da profa. Dra. Martha Werneck (EBA-UFRJ)

ANOMIA / Pintura Figurativa Contemporânea

Nessa exposição individual o pintor Lícius Bossolan, professor de Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ, exibirá sua produção mais recente: a série de pinturas a óleo intitulada ANOMIA. Em trabalhos figurativos o artista estabelece uma nova abordagem da ‘atmosfera do silêncio’, inicialmente tratada por ele em ambientes urbanos e cotidianos. Bossolan trabalha a pintura da figura humana e pensa a pose utilizando-se do conceito ‘anomia’, estabelecido pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) e posteriormente lapidado pelo antropólogo francês Jean Duvignaud (1921-2007). Segundo tais autores, anomia é um estado de desregramento, de grande agitação e desequilíbrio vivenciado pelas sociedades em períodos de transformação e de reestruturação dos seus limites morais.

Pensando no momento atual, o artista dá vazão a essa poética através de retratos em que a teatralização do indivíduo traz à tona esse sentimento, muito conectado ao sistema socioeconômico contemporâneo.

Nessa exposição o artista privilegia a pintura de retrato, evocando o tema da anomia e instigando o observador a imergir no mesmo tempo suspenso dos retratados. Com isso, a necessária reflexão que permeia cada detalhe de seu criterioso e elaborado trabalho pictórico poderá ser realizada no silêncio e quase penumbra da sala de exposição, em um projeto expositivo que traz à tona o clima que as pinturas pedem e evocam.

Os trabalhos exibidos são fruto da pesquisa que Lícius Bossolan desenvolve na Universidade Federal do Rio de Janeiro junto a seu grupo de pesquisa, intitulado “O corpo como poética na pintura contemporânea”, cujo trabalho vem sendo exibido em diversos espaços culturais desde 2016.

________________

O texto que será exibido na exposição é de autoria do prof. Dr. Arthur Valle, UFRRJ e a organização do evento e identidade visual do projeto da profa. Dra. Martha Werneck, EBA-UFRJ.

Dia(s): 4 dez 2019 - 26 jan 2020

Local: Centro Cultural Correios