As ciências de Engenharia no tempo da Independência (até 15/12/2022)

Exposições, Mostras e Lançamentos

Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloí Fernandes Moreira organizaram a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência”.

A mostra um reúne acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI -1813, Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812. Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).

Dia(s): 15 dez 2022

Local: Hall da Decania do CT
Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Bl. A - 2º andar, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Cidade Universitária

Período de inscrição: Não é necessária inscrição