As questões da mulher no Oriente Médio

Os debates que tem como pauta a luta política das mulheres, do Oriente Médio, ou seu cotidiano de percepções sobre seu gênero, torna-se necessário devido às diversas formas de manifestações (culturais, políticas, estéticas e corporais) do que é ser mulher.
Essas diferentes interpretações se reverberam em múltiplas categorias de luta por equidade de gênero ou de reafirmação de suas respectivas identidades.

O NIEJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes) tem como proposta, para esse evento, convidar você a aprofundar alguns pontos sobre esse tema e com isso, contrapor às visões existentes acerca das mulheres do Oriente Médio e sua relação com as próprias identidades, sua cultura e sua maneira de enxergar o mundo.

O evento será no IFCS-UFRJ (sala 106)

Mesa 1: Religião, Literatura e Feminino – 14h30

Na primeira mesa abordaremos algumas questões sobre Feminismo no Islã, assim como sua dimensão cultural, estruturações territoriais e sua difusão cultural e religiosa. Somado a isso, será discutida a importância da mulher e a forma como ela se expressa na literatura , além de questões de cunho religioso, gênero, etnicidade e nação na Síria contemporânea.

Composição:

• Muna Omran (UFF)
Apresentação: Ações feministas no Líbano, Marcha das mulheres e a ação das mulheres na guerra civil libanesa.

• Karina Arroyo (UERJ)
Apresentação: Feminismo no Islã

• Gisele Fonseca Chagas (UFF)
Apresentação: Religião, Gênero e nação na Síria contemporânea

Mesa 2:  Gênero nas formações nacionais – 16h30

Na segunda mesa será abordada a forma como diferentes projetos de consolidação da nação turca mobilizaram e ainda mobilizam discursos e influenciam as políticas de gênero no país. Além disso será explorado o papel feminino nas forças de defesa de Israel, tanto seu impacto quanto sua disposição, de forma a compreender a produção e a reprodução dos discursos que influenciam a representação da mulher no Oriente Médio.

Composição:

• Monique Sochaczewski (ECEME)
Apresentação: As Mulheres nas forças de defesa de Israel

• Paula Sandrin (PUC)
Apresentação: Questões de gênero na formação da nação turca

O evento terá certificado de participação, se inscreva no dia com com nossas(os) organizadoras(es).

O NIEJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes) é composto por estudantes de graduação e mestrado, dos cursos de Relações Internacionais, História e Ciências Sociais. Realiza-se encontros semanais, às quartas-feiras a partir das 16h00, nos quais se discutem textos e pesquisas.

Dia(s): 15 jun 2018

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Período de inscrição: 01/06/2018