Aula Inaugural – CCS UFRJ

AULA INAUGURAL DO CCS

E SHOW DE VICTOR BIGLIONE

No dia 6 de agosto, quarta-feira, às 9 horas, no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no sub-solo do Bloco K do prédio do Centro de Ciências da Saúde – CCS -, será realizada a Aula Inaugural do segundo semestre para os novos alunos que ingressarão nos cursos das diversas unidades acadêmicas e convidados, sob o título “O desafio do diálogo entre a ciência e a tomada de decisão: um papel para o profissional pós-moderno”, ministrada pelo professor Fábio Rúbio Scarano. No início do evento, a professora Maria Fernanda Quintela, decana do CCS, fará a apresentação da estrutura acadêmica e administrativa do Centro de Ciências da Saúde; tendo no final show musical de Victor Biglione.

O professor Fábio Scarano é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília e Ph.D em Ecologia pela Universidade de Saint Andrews, na Escócia. Realizou estágios pós-doutorais na Universidade Tecnológica de Darmstadt, na Alemanha e na Universidade de Minnesota, nos EUA. Desde 1993 é professor Associado do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O professor Fábio Scarano é integrante da Linnean Society de Londres e, por seis anos, foi Coordenador da Área de Ecologia e Meio Ambiente na CAPES/MEC. Também foi Diretor de Pesquisas Científicas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por dois anos. Desde 2011 é autor principal para os Painéis Brasileiro de Mudanças Climáticas e para o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o IPCC. A partir de 2014 passou a integrar o quadro de autores do Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais, o IPBES. Desde de 2009 compõe o quadro da ONG Conservation International, onde foi Diretor Executivo para o Brasil por dois anos e, há três anos, é Vice-Presidente Senior para as Américas.

O professor Fábio Scarano tem mais de 100 artigos e capítulos de livros publicados em temas ligados à Ecologia, Conservação da Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Política Ambiental. Tem três livros publicados, sendo que o mais recente,Biomas Brasileiros, foi agraciado com o Prêmio Jabuti, em 2013.

SWINGING LONDON

Com uma formação de power trio, o guitarrista Victor Biglione, acompanhado por Dario Toddy no baixo e Victor Bertrami na bateria, vai apresentar o show Swinging London das 12 às 13 horas no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, retomando seu trabalho de “classic rock”. Esse show trata de uma época riquíssima culturalmente, na cidade inglesa, principalmente no rock e no resgate britânico do blues.

O repertório desfilará os principais nomes do movimento como Rolling Stones (Honk tonky woman e Jumping Jack Flash), Jeff Beck Group (Got the feeling), B.B. King (Rock me baby), Led Zeppelin (You shoock me), Deep Purple (Lazy), Santana (Soul sacrifice), Beatles (Drive my car e Come together), Hendrix (Red house, Foxy lady e We gotta live together), Cream (Steppin Out), Fleetwood Mac (I love another woman) entre outros, ou seja, uma viagem de muita criatividade, psicodelismo, blues, rock e com a sonoridade que eternizou o rock para as futures gerações.

Biglione possui um forte histórico no rock nacional e internacional e tocou e gravou com nomes como A Cor do Som, Andreas Kisser (Sepultura), Edgar Scandura (Ira), Banda Black Rio, Blues Etílicos, Big Gilson, Cássia Eller, Cazuza, Sergio Dias (Mutantes), Serguei, Andy Summers (The Police) com quem lançou dois CDs em parceria, Jean Dummé (Focus), John Hiseman (Colosseum), Kat Dyson (Prince), Manhattan Transfer com qual ganhou o “Grammy” de 1988, Patrick Moraz (Yes) e Steve Hackett (Genesis).

Victor Biglione consagrou-se no Brasil e no estrangeiro como um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade, conquistando o reconhecimento do público e dos críticos. O músico foi o único brasileiro a participar no New York Guitar Festival no segundo semestre de 2002, nos EUA, onde também foi consolidar sua prestigiosa parceria com o ex-Police Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, Brazil Splendid, em Los Angeles. O trabalho reúne apenas clássicos da MPB com músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Cartola, entre outros. Biglione e Summers já haviam lançado, em 1998, o CD String of Desire pela BMG Internacional. Outro importante momento da sua carreira, o CD gravado há mais de 10 anos, e ainda inédito, com a inesquecível Cássia Eller. Ele participou nos últimos dez anos dos principais festivais de jazz em vários continentes, entre eles o Free Jazz, por cinco vezes; o Festival de Montreal, por quatro vezes; o New York Guitar Festival, entre outros, além de ter se apresentado mundo afora como convidado especial de importantes músicos brasileiros.

Victor Biglione compôs ainda várias trilhas sonoras para cinema, TV e teatro, entre elas para a minissérie A Justiceira, de 1997, de Daniel Filho, e para os filmesComo nascem os anjos, de Murillo Salles, com o qual recebeu o Kikito de melhor trilha sonora no Festival de Gramado, e Faca de dois gumes, vencedor da melhor trlha sonora no Rio Cine Internacional. Ganhou ainda o Grammy Latino pelo CD Crooner, gravado com Milton Nascimento. Biglione consagra-se também por ter sido o único brasileiro eleito pela Washburn, uma das maiores fabricantes de guitarras do mundo, para fazer parte do seu seleto grupo de melhores guitarristas do planeta. Com um estilo musicalmente eclético, misturando bossa-nova, rock, jazz e blues, Victor já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional.

Map Unavailable

Dia(s): 06/08/2014

Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K - Prédio do Centro de Ciências da Saúde - Cidade Universitária