Aula Inaugural da Coppe

A Construção de uma empresa de tecnologia no Brasil: desafios e oportunidades é o tema da aula inaugural da Coppe/UFRJ, que será proferida, dia 29 de março, às 10 horas, pelo diretor do Centro Engenharia do Google na América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A conferência será realizada no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Rua Muniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.

Berthier abordará os desafios inerentes à construção de uma empresa de tecnologia traçando um paralelo com a sua própria experiência. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles,  é cofundador da Akwan Information Technologies, empresa criada em 2000 por um grupo de professores e alunos da UFMG para fornecer serviços de busca para usuários finais e empresas no Brasil. Em 2005, a empresa foi adquirida pelo Google e em 2016 se tornou o Centro Engenharia do Google na América Latina, que desde então é dirigido pelo professor Berthier.

“Os desafios de se criar uma empresa de tecnologia no Brasil são maiores e resultam fundamentalmente de uma realidade incipiente. Estamos atrasados no processo de geração de empresas de tecnologia. Apesar disso, há muitas oportunidades que podem ser aproveitadas conforme pretendemos discutir na palestra”, afirma o professor.

Berthier Ribeiro-Neto é professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, onde atualmente leciona em tempo parcial. Em 1999, publicou o livro Modern Information Retrieval, em co-autoria com Ricardo Baeza-Yates, que se tornou o livro mais adotado e vendido na área.

Dia(s): 29 mar 2018

Local: COPPE/UFRJ