Aula Inaugural: Das antigas mágoas à moderna depressão

A coordenação do PPGCOM da ECO/UFRJ gostaria de convidá-los para a Aula Inaugural que será ministrada pela professora Denise Bernuzzi de Sant’Anna (PUC-SP).

TítuloDas antigas mágoas à moderna depressão: uma história das emoções tristes no Brasil.
Local: Auditório da CPM – Escola de Comunicação da UFRJ.
Data: 26 de abril de 2019 (sexta-feira).
Horário: 14h.

Denise Bernuzzi de Sant’Anna é professora livre-docente de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui os títulos de Mestre em História pela PUC-SP e de Doutora em Histoire des Civilisations Occidentales pela Université de Paris VII (1994). Realizou Pós-Doutorado em História na EHESS. Foi professora visitante da EHESS e do Eramus Mundus PhoenixEM Dynamics of Health and Welfare. É autora dos livros Gordos, magros e obesos. Uma história do peso no Brasil (2016), História da beleza no Brasil (2014), Corpos de passagem. Ensaios sobre a subjetividade contemporânea(2011), entre outros trabalhos. Atualmente, é coordenadora de área CHS I da Fapesp.

Resumo: Nesta aula inaugural, discutirei como as emoções relacionadas às antigas formas de melancolia, tédio, neurastenia, doenças dos nervos e temperamentos acabrunhados foram interpretadas e tratadas pela ciência, progressivamente, como sendo depressão.  A pesquisa se insere no âmbito de uma história do corpo e das emoções, pretendendo contribuir para aprofundar o entendimento das relações entre a história contemporânea e a crescente visibilidade pública alcançada pelos problemas emocionais, sobretudo no decorrer do último século. Partirei de um exemplo contemporâneo ligado ao dever de felicidade para, em seguida, por meio da publicidade e de artigos médicos, retornar a outros períodos da historia.

Dia(s): 26 abr 2019

Local: Auditório da CPM/ECO-UFRJ
Av. Pasteur, 250 - Urca - Campus da Praia Vermelha , Rio de Janeiro , RJ, 22290-250

Período de inscrição: Ordem de chegada