Balcão Poético

Balcão Poético – A poesia ‘ser vida’ num Balcão eclético e multicultural

Sem perder o foco da diversidade de talentos com suas multilinguagens e da busca pela construção de espaços culturais paralelos à arte contemporânea, o Sarau Balcão Poético, organizado pelo Coletivo CEU, proporcionará em sua edição especial de 5 de dezembro, no Fórum de Ciência e Cultura, da UFRJ, uma verdadeira ‘caldeirada cultural’, com distintas expressões, como capoeira, vídeo, poesia, lançamento literário, varal de poesia visual, exposição de fanzines e stand de livros, música, teatro, performance.

O evento será aberto com uma “roda bate-papo de capoeira” com o Mestre Garrincha (Grupo Senzala); Exibição de vídeos gifs conceituais, de Marcus Neme; vídeo e música com o Djsapão do Fallet; A Poesia ecoará nas vozes dos poetas Lúcia Mattos, Mano Melo, Cícera Maria da Conceição, Edu Planchêz, Thiago Mathias, Dayse Nascimento ExpressartBrasile, Chicco Lacerda, Severino Honorato, Fabiano Barbosa, Edmilson Santini, Cláudio Leal Cacau, Dan Juan Nissan Cohen, Maria do Carmo Bomfim, Gisele Sant Ana Lemos, Joana Peres, Fábio Moreira, Ana Lago de Luz, Dei Ribas e Lúcio Celso;

Teatro/poesia “Memória de Fogo”, com Sady Bianchim e Marcela Giannini e “Passa na Praça que a Poesia te Abraça”, com Sérgio Alves, Rosa Ferreira e João Lula Pessoa; Na parte musical a participação é de Catatina Crystal Blues, Dida Nascimento, Jahir Soares, Coletivo Paraquedas, Humberto Assunção, Maurício Simões e Ednaldo Lima; Terá o Varal de Poesia Visual, de Tchello d’Barros; O lançamento do livro “Rotas e Rostos”, de Marcelo Mourão, com a presença do seu editor, o poeta e ator Jorge Ventura; além da exposição de fanzines e stand de livros.

História

O Coletivo CEU surgiu com o lançamento do livro “A Universalidade da CEU – Histórias da Casa do Estudante Universitário”, de João Bosco Gomes, Domingos Moura de Oliveira e Carlos Dei Ribas, em 2017, no Fórum de Ciência e Cultura – UFRJ, com o objetivo de resgatar o legado imaterial e cultural da história da Casa do Estudante Universitário – CEU, contribuindo culturalmente para este momento delicado, que atravessamos, recuperando a capacidade de se reinventar através das Artes, da Cultura e do resgate da nossa memória histórica.

Atualmente o Coletivo CEU é integrado por alguns dos ex-residentes da Casa e amigos desta extinta entidade que, na medida do possível, sempre apoiam e organizam um núcleo de discussão, estudos e produção cultural, editando textos, audiovisuais e realizando, principalmente, o resgate de um antigo projeto da CEU, que é a edição do Sarau Balcão Poético, que vem acontecendo novamente, a partir de 2017, no prédio histórico da Casa do Estudante Universitário-CEU, em que, atualmente funciona o Fórum de Ciência e Cultura – UFRJ e Colégio Brasileiro de Atos Estudos.

Dia – 5 de dezembro de 2019
Hora – das 17h às 21h
Local – Fórum de Ciência e Cultura – UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo)
Realização – Coletivo CEU; Coordenação de produção – Mauro Neme e Dei Ribas