Beleza: Diálogos e Confrontos no Museu do Índio

conv_eletronico_ciclobeleza

O Museu do Índio (MI) apresenta o ciclo de palestras “Beleza: Diálogos e Confrontos” nas quartas feiras no mês de outubro, a partir do dia 4. É necessário se inscrever para participar do evento e as vagas são limitadas.

As palestras irão estabelecer conexões entre o conceito de beleza predominante em nossa sociedade, sua construção, seu poder sobre as subjetividades e como a beleza é pensada por povos indígenas.

O MI fica na Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo. As palestras começam sempre a partir das 19h. As inscrições são gratuitas.

Programação:

– dia 08/10
Uma mesma beleza?
Ieda Tucherman – Prof. do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, pesquisadora do CNPq, autora do livro “Breve história do corpo e de seus monstros”.
Bruna Franchetto – Prof. e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/ UFRJ. Coordena também , o Projeto de Documentação de Línguas Indígenas do Museu do Índio/ FUNAI e UNESCO. Autora de inúmeras publicações, além de assinar a organização do livro ” Ikú Ügühütü Higei: Arte gráfica dos Povos Karib do alto Xingu com mestres Karib.
– dia 15/10
Tiranias da Beleza I: Abra os olhos e feche a boca
Joana V. Noaves – Prof. do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio. Autora dos livros “O intolerável peso da feiúra” e “Com que corpo eu vou?” entre outros .
José Durval Cavalcanti de Albuquerque – Psiquiatra, psicanalista, menbro da International Federation of Psychoanalytic
– dia 22/10
O Poder da Beleza
Auterives Maciel – Filósofo, prof do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Autor do livro “Os pré-socráticos – a invenção da razão.”
Regina Muller – Desenvolve o projeto temático “Antropologia da Performance: drama e ritual, pela USP/UNICAMP. Autora de inúmeros artigos e organizadora de várias publicações, entre elas “Performance, arte e antropologia”.
– dia 29/10
Tiranias da beleza II. Há beleza no envelhecimento?
Junia de Vilhena – Psicanalista. Professora do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia Clínica da PUC/RJ. Coodenadora do Laboratório Interdisciplicar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC/RJ .
Tania Dauster – Antropóloga. Prof. emérita da PUC/RJ. Coordenadora da pesquisa “Fundadores – a contrução da memória”, da PUC/ RJ. Organizadora das publicações “Por que ler?” (FAPERJ/ LAMPARINA e “Etnografia e Educação”.

Dia(s): 08/10/2014 - 29/10/2014

Local: Museu do Índio
Rua das Palmeiras, 55. Botafogo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 22.270-070