Biblioteca Fazendo História – Carlota Joaquina

1236948_10151643448279639_1116953223_n

As conspirações na corte portuguesa, as tentativas de tomada de poder e a personalidade controversa de Carlota Joaquina serão alguns dos assuntos discutidos no Biblioteca Fazendo História de setembro.

O pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional Marcello Scarrone será o mediador do encontro que reúne o historiador e professor da UFF, Fábio Ferreira, e a historiadora e professora da UFRJ, Francisca Lúcia Nogueira de Azevedo.

Tema da capa de setembro da Revista de História da Biblioteca Nacional, Carlota Joaquina foi uma mulher à frente do seu tempo, geniosa, muito inteligente e cheia de artimanhas, mas também mãe zelosa e capaz de gestos de solidariedade e generosidade. “Incompatível com os papéis femininos de seu tempo e representante de uma tradição política em vias de extinção, Carlota Joaquina tornou-se duplamente sujeita a estereótipos. A personagem é mais complexa e interessante do que a lenda”, afirma Francisca.

O debate vai falar também sobre a tentativa de Carlota Joaquina de governar o reino espanhol a partir de Buenos Aires quando Napoleão invadiu seu país. Refugiada no Brasil com a corte portuguesa, Carlota foi o único membro da família real espanhola que escapou à prisão. Seu plano, no entanto, foi frustrado por outros interesses políticos.

O debate será transmitido ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br.

Confere certificado e será sorteada uma assinatura anual da revista.

Dia(s): 17/09/2013

Local: Fundação Biblioteca Nacional
Rua México, s/n - Centro
Rio de Janeiro, RJ - CEP