Campus France reúne universidades francesas no Fundão

campus franceO Campus France / Embaixada da França no Brasil reunirá no Rio de Janeiro uma delegação de instituições de ensino superior da França.
O objetivo da delegação é encontrar estudantes brasileiros e representantes de universidades para apresentar oportunidades de mobilidade acadêmica e programas de formação na França, inclusive com possibilidades de bolsas de estudos subsidiadas pelo governo francês em diversas áreas do conhecimento.

Abaixo, as universidades que estarão presentes no evento:

Université Aix – Marseille: Localizada no sul da França, a universidade tem cinco grandes áreas: ciências do meio ambiente e do universo; ciências da vida e da saúde; ciências e tecnologias da inovação; ciências humanas e sociais. Vocação para a pesquisa atrai à universi­dade mais de 3.800 doutorandos entre franceses e estrangeiros.

Autograf – Escola técnica parisiense oferece cursos de excelência nas áreas de design gráfico, design de interiores, artes, cenografia e design de jogos.

ENSA Strasbourg –  A Escola Nacional Superior de Arquitetura de Estrasburgo é uma das vinte escolas de arquitetura sob tutela do Ministério francês da Cultura e Comunicação. A cada ano, a escola forma mais de 800 estudantes com a contribuição de mais de 200 professores. Principais áreas: arquitetura, construção ecológica e sustentável e arquitetura e urbanismo.

Université Grenoble-Alpes: Excelência nas áreas de artes, biológicas, jornalismo, economia e educação, conta com mais de 62 mil alunos matriculados tem abertura internacional consolidada, com parcerias internacionais em mais de 80 países.

IPSA ‑ Institut Polytechnique des Sciences Avancées – O Instituto Politécnico de Ciências Avançadas tem expertise em engenharia aeronáutica e espacial e conta com dois campi: Paris e Toulouse, onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de astronomia e astrofísica; meca­trônica, sinal e sistemas; mecânica, energética e aerodinâmica.

Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace SUPAERO‑Toulouse– A Escola de Engenharia Aeronáutica de Toulouse oferece formação inicial, especialização, formação de viés acadêmico e formação continuada, capacitando engenheiros altamente qualificados e profissionais de liderança destinados às indústrias do setor aeroes­pacial e dos setores de alta tecnologia. Com aproximadamente 1.600 estudantes – de níveis Master e Phd – o ISAE se posiciona como o líder europeu de formação superior e de pesquisa em aeronáutica e espaço. O ISAE é responsável por 20% dos diplomas de Masters aeroespaciais concedidos por ano na Europa.

Audencia Nantes – Renomada Escola de Negócios de Nantes, sexta maior cidade francesa, no oeste da França, disponibiliza cursos nas áreas de administração, marketing, finanças, negócios e agribusiness. Multicultural, a escola conta com integrantes de 80 nacionalidades entre professores e estudantes e mantém parcerias com empresas internacionais e PME.

CNAM – Conservatoire Nationale des Arts et Métiers – instituição pública de caráter científico, cultural e profissional, com status de grande instituição, fomentado pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa. Composto por duas escolas, sendo uma escola de engenharia, com programas de engenharia, TI, eletrônica e química e a segunda, na área de gestão, com programas de gestão, contabili­dade, finanças, leis e cultura. O CNAM mantém 140 acordos de cooperação em 40 países.

EMLYON – Escola de Comércio de Lyon – localizada no segundo maior polo de desenvolvimento da França, tem perfil de excelência na área de negócios com, foco em empreendedorismo e inovação.

– ESCP Europe – A mais antiga escola de negócios da Europa, fundada em 1819,  conta com cinco campi nas cidades de Paris, Londres, Berlin, Madri e Torino. Tem como missão a formação de líderes empresariais em um contexto multicultural.

RESC ennes – Localizada em Rennes, capital da Bretanha, região oeste da França, a escola de Comércio de Rennes tem perfil internacional – 82% dos professores e 40% dos estudantes são estrangeiros. A instituição mantém 206 acordos bilaterais com diversas universidades no mundo e oferece cursos nas áreas de gestão, negócios, logística, marketing, responsabilidade social empresarial, supply chain, entre outras.

Sciences Po – Localizada em Paris, a Sciences Po oferece cursos nas áreas de negócios, relações internacionais, direito, jornalismo, gestão pública, recursos humanos, urbanismo – conta com aproximadamente 13 mil alunos, divididos em sete campi: Paris, Reims, Dijon, Poitiers, Le Havre, Nancy e Menton, todos com excelente localização, um campus urbano no centro de Paris e seis campi implantados no centro histórico das cidades francesas. Tem 46% de estudantes estrangeiros, 410 universidades parceiras e 34 programas de duplo diploma.

– École National de Chartes – Grande École de ciências humanas que oferece uma formação universitária aos estudantes de ciências do homem e da sociedade, particularmente aos estudantes de história. Ela participa na formação profissional dos conservadores responsáveis pelo patrimônio e conduz atividades de pesquisa nas disciplinas históricas e literárias.

Dia(s): 02/12/2014

Local: Hall do Bloco A e no Salão Nobre da Decania do CT
UFRJ, CT, Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A, Decania, 2 andar
Rio de Janeiro - RJ CEP 21941909