Ciclo de palestras sobre a obra de Cecília Meireles

Viagens em torno de Cecília Meireles: um mergulho plural e profundo na produção literária da poeta

Em novembro, completam-se 50 anos sem que a voz poética de Cecília Meireles produza sua genial e emocionada obra, que ressoa para sempre em quem a lê ainda hoje ou lerá no futuro. Este ciclo tem por objetivo abordar a vasta obra da poeta que não cessa de ser redescoberta, seja por meio da reunião de seu vasto trabalho, seja por meio da publicação de inúmeros inéditos. Para isso convidamos três dos mais conceituados profissionais da literatura brasileira, que nos conduzirão por uma viagem inesquecível na qual conheceremos mais desta que, no dizer de Bandeira, foi uma “serena desesperada voz” e, sem sombra de dúvida, a mais importante voz literária feminina do século XX brasileiro.

06/11 – A literatura infantil e juvenil de Cecília, seu perfil de educadora e jornalista por Laura Sandroni – Mestre em Literatura Brasileira, escritora e tradutora. Participou do grupo que criou a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da qual foi diretora por 16 anos. Tornou-se Membro Honorário do IBBY, honraria conferida pela primeira vez a um latino-americano. Publicou, entre outros, De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas e Ao longo do caminho.

13/11 – Poesia e pureza em Cecília Meireles, por Antonio Carlos Secchin – Crítico literário e poeta, ganhador de diversos prêmios literários. Doutor em Letras pela UFRJ, professor de Literatura Brasileira desta instituição, membro da Academia Brasileira de Letras. Foi o responsável pela edição das poesias completas de Cecília Meireles, por ocasião do centenário da escritora, e trouxe a público o primeiro livro de poesia publicado por ela, que estava desaparecido: Espectros. Também organizou antologias de João Cabral de Melo Neto e Mário Pederneiras.

27/11 – Esplendor e ruína no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, por Marcos Pasche – É bacharel e licenciado em Português/Literaturas pela UFRJ, Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição, tendo realizado pesquisa sobre a poesia contemporânea do Brasil. Atualmente realiza o curso de Doutorado em Literatura Brasileira, também na UFRJ. Atuou como editor assistente da revista Confraria (de arte, literatura e pensamento), de produção e circulação binacional (Brasil e Portugal), e como editor adjunto da página virtual Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, do setor de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ. Atua como crítico literário, colaborando mensalmente com o jornal curitibano Rascunho, e de forma esporádica com outros jornais e revistas brasileiras. Leciona Literatura e Redação em cursos de preparação para o vestibular desde 2005.

Dias 06, 13 e 27/11 (5.as feiras) das 19h às 21h | Carga horária: 6h/aula

2x R$ 200,00 (50% de desconto para universitários e professores)

Dia(s): 16/10/2014 - 27/11/2014

Local: Estação das Letras