Ciclo Internacional Palestras Consumo Material e Transição Energética

O Grupo de Estudos do Consumo, com apoio do CPDA/UFRRJ, do MPGE/UFRRJ, do CEC-COPPEAD/UFRRJ e da Puc-Rio, traz o historiador Frank Trentmann, da University of London, para duas palestras no Rio de Janeiro em setembro de 2017.

Confira os temas, datas e locais das palestras:

Palestra 1: Material Self: Uma nova história dos seres humanos e das coisas

04 de Setembro –  14:00 às 16:00

Local: CPDA/UFRRJ – Avenida Presidente Vargas, 417 – 6º andar, Centro, Rio de Janeiro

O que consumimos tornou-se central – talvez a mais central – característica da vida moderna.  Nossas economias vivem ou morrem a partir dos gastos e nós nos definimos, crescentemente, pelas nossas posses. Esse estilo de vida cada vez mais rico tem causado um profundo impacto no nosso planeta. Como passamos a viver rodeados de tantas coisas materiais, e como isso mudou ao longo do curso da história? Frank Trentmann  desdobra perante nós a extraordinária história do nosso moderno mundo material, da Renascença Italiana e da dinastia Ming na China à economia global. Ele explorará, em particular, o surgimento de um novo “material self”, que fundamentalmente mudou a forma como nós nos relacionamos com as coisas. Com um olho no futuro, Trentmann levanta potenciais perspectivas sobre o método histórico e os tipos de materiais, questões e fontes que podem guiar a próxima geração de historiadores.

Palestra 2: Culturas Materiais de Energia: Novas perspectivas sobre as transições energéticas na vida cotidiana

05 de Setembro 14:00 às 16:00

Local: COPPEAD/UFRJ – Rua Pascoal Lemme, 355- 3º andar, Cidade Universitária, Rio de Janeiro

Esse trabalho oferece uma inovadora perspectiva da evolução histórica da energia consumida na Inglaterra, dos anos vinte até a década de setenta do século XX, século que testemunhou uma série de transições energéticas – da madeira e do carvão ao gás, à eletricidade e ao petróleo – que transformaram a vida moderna. A literatura tem acompanhado essa transformação, seguindo a oferta, as redes e as tecnologias. No entanto, precisamos saber mais acerca do papel das pessoas e de suas casas nessa história. Frank Trentmann investiga as forças que contribuíram para a formação da demanda doméstica de energia, focalizando as unidades domésticas da classe trabalhadora viabilizadas por políticas públicas (public housing). Examina, também, a interação entre a estrutura política, a infraestrutura dessas moradias e as mudanças nas normas e práticas da vida cotidiana de seus habitantes. Um conjunto de estudos de caso compara diferentes caminhos tomados por três diferentes áreas urbanas (Londres, Stocksbridge, uma antiga cidade industrial, e Stevenage, uma “nova cidade”) no fornecimento de uma nova infraestrutura de gás, eletricidade e aquecimento. Evidências coletada naquele tempo pelo conselho do Condado de Londres e outras autoridades locais são utilizadas para compreender a adoção, o uso e a resistência às mudanças na infraestrutura doméstica e nas novas tecnologias, tais como os fornos a gás, o aquecimento por baixo do assoalho e o aquecimento central. Esses estudos de caso propõem uma contribuição mais geral para uma nova abordagem ao estudo da energia que coloca o estilo de vida das pessoas, suas ideias sobre conforto e as tentativas políticas de mudá-las no centro da pesquisa.

Dia(s): 4 set 2017 - 5 set 2017

Local: UFRRJ (CENTRO/RJ) E COPPEAD/UFRJ
Avenida Pres. Vargas, 417, 6 a 9 andares, Centro, Rio De Janeiro e Rua Pascoal Lemme, 355 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Sudeste

Valor: Alunos em geral 1 palestra R$30,00 / 2 palestras R$50,00 - Publico em geral 1 palestra R$50,00 / 2 palestras R$90,00