“Cidade de Lobos”, de Paulo Roberto do Patrocínio

unnamed

Cidade de lobos – A representação de territórios marginais na obra de Rubens Figueiredo

Os ensaios reunidos em Cidade de Lobos discorrem sobre as formas de representação das margens urbanas na obra de Rubens Figueiredo, um dos mais expressivos escritores da literatura brasileira contemporânea. Em sua análise, Paulo Roberto Tonani do Patrocínio destaca a cidade como palco primordial para o exame das diferenças e desigualdades sociais, privilegiando o olhar sobre territórios marginais. Ao propor uma leitura acerca da obra de Rubens Figueiredo, o crítico coloca em relevo o diálogo que o autor realiza com a tradição naturalista e analisa os recursos adotados na tematização da violência urbana a partir da leitura crítica do romance Passageiro do fim do dia e dos livros de contos Contos de Pedro e O livro dos lobos.

CIDADE-LOBOS_site

O autor Paulo Roberto Tonani do Patrocínio é Professor Adjunto do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ. É Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), com a Tese “Escritos à margem, a presença de escritores de periferia na cena literária contemporânea”. Desenvolveu a pesquisa de Pós-Doutorado ?A representação de territórios marginais na literatura brasileira?, com o financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade do Departamento de Letras da PUC-Rio, onde atuou como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) sobre Estudos Culturais e discursos da diferença. Tem experiência na área de Letras, atuando nos campos Literatura Brasileira, Estudos Culturais e Cultura Surda, com vários artigos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior. É autor dos livros “Escritos à margem, a presença de autores de periferia na literatura brasileira” (FAPERJ/7Letras, 2013) e “Cidade de lobos: a representação de territórios marginais na obra de Rubens Figueiredo” (FAPERJ/Ed. UFMG, 2016) e co-organizador do livro “Modos da margem, figurações da marginalidade na literatura brasileira” (Aeroplano, 2015).

Dia(s): 11 jun 2016

Local: Biblioteca Parque da Rocinha C4
Estrada da Gávea, 454, Rocinha., Rio de Janeiro, RJ, 22451-267

Valor:
Período de inscrição:
Site: http://www.editora.ufmg.br/pages/obra/561/cidade-de-lobos-a-representacao-de-territorios-marginais-na-obra-de-rubens-figueiredo.
Instituição responsável: Editora UFMG & Biblioteca Parque da Rocinha C4.
Email do organizador:
Telefone de contato: 2334-7097/ 7098.