Cineclube IPê

Os projetos de extensão “Crianças na Chuva”, que lida com crianças e adolescentes em situação de risco (abusos físicos, psicológicos, negligência, abandono), e “Prevenção do Uso Abusivo de Drogas” (voltado para adolescentes do Ensino Fundamental) uniram seus interesses e idealizaram um espaço de reflexão que motivasse discussão sobre temas em comum. O resultado foi a criação de um cineclube onde os filmes projetados refletissem os problemas centrais de cada projeto. O cineclube IPê vai ser inaugurado na próxima 6a. feira, dia 9 de Novembro, às 17:00 h, na sala 8 do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Além de características estéticas, o cinema traz consigo funções políticas, pedagógicas e estratégicas.  A função pedagógica do cinema na sociedade pode ser avaliada pela sua contribuição para a conscientização e politização dos indivíduos. Em sua dimensão político-pedagógica, um filme proporciona acesso à construção do conhecimento de uma forma bastante significativa. A força das imagens, das narrativas e do conjunto de técnicas que compõe o recurso audiovisual pode levar pessoas a atuarem de uma forma mais crítica e consciente, enquanto cidadãos agentes de mudança da sociedade.

Para além das vantagens que este cineclube deve trazer para os alunos que participam dos dois projetos, os benefícios dos debates derivados dos filmes devem atingir um público muito maior, uma vez que a entrada é franca.

O primeiro filme que vai inaugurar o Cineclube IPê é “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, um filme de Hector Babenco, lançado em 1981. Além de Fernando Ramos da Silva, Jorge Julião que atuam como personagens principais, o elenco conta também com Marília Pera, Jardel Filho, Elke Maravilha, Tony Tornado, Beatriz Segall. O filme foi indicado para o Golden Globe de Melhor Filme Estrangeiro, e ganhou 9 prêmios em diversos festivais, com destaque para Hector Babenco na direção, e Marília Pera como atriz. O roteiro conta o drama de um menino de 11 anos de idade, abandonado por seus pais. Depois de sofrer abusos em uma instituição para menores, Pixote foge junto com um grupo de adolescentes, com quem passa a conviver. Sua sobrevivência nas ruas depende de diversos crimes, que incluem inclusive o tráfico de drogas. A violência registrada na vida deste personagem pode ser vista ainda como bastante atual.

O debate será coordenado por Sérgio Almeida, professor de “Tipos de Gênero”, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

O segundo filme do Cineclube Ipê, “Réquiem para um Sonho”, lançado em 2000, vai ser projetado no dia 23 de Novembro, no mesmo local e mesmo horário. A direção é de Darren Aronofsky, e roteiro de Hubert Selby Jr. No elenco, Ellen Burstyn que se destacou como melhor atriz em diversos festivais, é acompanhada por Jared Leto, Jennifer Connely e Marlon Wayans. O enredo focaliza 4 personagens que, em função de sonhos irrealizados, desespero e solidão acabam se envolvendo com drogas. O ritmo e sonoplastia acompanham o ritmo e os efeitos das dependências que vão se instalando aos poucos até terminarem de forma trágica. O filme ganhou mais de 30 prêmios e 60 indicações.

Observação: Serão fornecidos Certificados de Frequência para os alunos que precisarem desta comprovação

Endereço: UFRJ – Instituto de Psicologia (Av. Venceslau Brás, 71 – Urca)

Dia(s): 9 nov 2018

Local: Instituto de Psicologia (IP/UFRJ)