Cineclube Preferia Ver o Filme do Pelé em Março

O Cineclube Preferia ver o Filme do Pelé apresenta, em clima do amorzin pós-carnaval, a programação escolhida pelo público.

A sessões acontecem toda Quarta, Às 18:30, Na Sala 106 do IFCS-UFRJ

A Escolha dos filmes acontece sempre após a última sessão do mês. Apareçam, participem!

12/3 – Hiroshima Meu Amor (“Hiroshima Mon Amour”, Alain Resnais, 1959)

“Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi “tosquiada”, pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.”

19/3 – Sangue Ruim (“Mauvais Sang”, Leos Carax, 1986)

“Na Paris de um futuro próximo, dois velhos ladrões, Marc e Hans, têm duas semanas para roubar um antídoto para um vírus chamado STBO, que está matando aqueles que fazem sexo sem amor. Eles pedem ajuda a Alex (Denis Lavant), filho de um antigo comparsa. Essa obra, com estética marcante, reviravoltas e cenas memoráveis, é muito mais do que a sinopse expõe.”

26/3 -Faces (John Cassavetes, 1968) “Filmando com diversas câmeras e criando uma atmosfera de aparente improvisação – que na verdade era obtida pela realização de muitos ensaios prévios do elenco -, ele conta uma história de busca e desencontro a partir da vida de alguns casais. Um deles é formado por Richard (John Marley) e Maria Forst (Lynn Carlin), ele mais velho, ela jovem, ambos mergulhados numa intensa crise. Por conta do estranhamento entre eles, ambos buscam outros relacionamentos. Ele com a prostituta Jeannie (Gena Rowlands). Ela, numa noitada com amigas num bar, conhece um rapaz de programa, Chet (Seymour Cassel). A partir desse casal central, o filme incorpora diversos outros personagens e situações que vão compondo um círculo de relacionamentos. O filme, apesar de ter sido feito há quase 40 anos, tem vitalidade e energia notáveis. À parte os figurinos e penteados, nada parece datado aqui – nem mesmo a bela fotografia em preto e branco.”

Dia(s): 26/03/2014 - 27/03/2014

Local: IFCS/UFRJ
Largo São Francisco de Paula, 1
Rio de Janeiro - RJ CEP