Cinegnose: a Presença da Mitologia Gnóstica no Cinema Contemporâneo

Cinegnose: a presença da mitologia gnóstica no cinema contemporâneo

13221543_885123628277758_5920744907193791998_n

Palestra promovida pelo coletivo Transaberes, com o jornalista e autor do blog Cinegnose, Wilson Roberto Vieira Ferreira.

Data: 24 de junho de 2016, às 14h,

Local: Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo). A entrada é franca!

Desde 1995 é marcante a recorrência de elementos temáticos inspirados em narrativas míticas do Gnosticismo (conjunto de seitas sincréticas de religiões iniciatórias e escolas de conhecimento nos primeiros séculos da era cristã). Temas como conspirações cósmicas, universos paralelos, amnésia e paranoia, além da ambivalente relação entre o sujeito e a realidade, consciência (especialmente alterada por estados de consciência iluminados) e revolta contra sistemas autoritários de controle. Filmes como Cidade das Sombras (Dark City, 1998), a Vida em Preto e Branco (Pleasantville, 1998), Show de Truman (Truman Show, 1998), Vanilla Sky (Vanilla Sky, 2001), entre outros, apresentam uma ideia geral de que o mundo que percebemos é uma ilusão criada por alguém que não nos ama e que a chave para revelar a ilusão e descobrir a realidade reside numa forma de autoconhecimento ou iluminação.

No sábado, dia seguinte, haverá, na Estação das Letras no Flamengo, uma workshop de 5 horas, paga, com o palestrante. Inscrições e outras informações no linkhttps://www.sympla.com.br/workshop-transaberes-gnosticismo–cinema__69954.

Wilson Roberto Vieira Ferreira é mestre em Comunicação Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi/SP nas áreas de Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no “Dicionário de Comunicação” pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho e dos livros “O Caos Semiótico” e “Cinegnose” pela Editora Livrus. Editor do blogue “Cinema Secreto: Cinegnose dedicado à divulgação e discussões sobre pesquisas e insights em torno das relações entre Gnosticismo, Sincromisticismo, Semiótica e Psicanálise com o Cinema e cultura pop”.

Dia(s): 24 jun 2016

Local: Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, 22290-160

Valor: Entrada Franca.
Período de inscrição:
Site: https://www.facebook.com/events/196121504115711/.
Instituição responsável: UFRJ (Casa da Ciência) & Coletivo Transaberes).
Email do organizador: nelsonjob1@yahoo.com.br.
Telefone de contato: (21) 99866-1921.