Cinema & debate

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ) completa a programação da série “Cinema & Debate”, que integra a curadoria “UFRJ 68+50: Histórias, memórias e verdade”, com a apresentação de dois documentários que retratam a repressão sofrida na ditadura civil-militar na década de 1960.

Na próxima quarta-feira, dia 12, será exibido o filme “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares. “O documentário revela documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como ‘Top Secret’, são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares”, descreve o site da TV Brasil, coprodutora do filme, junto com a Pequi Filmes.

Já no dia 26, no encerramento da série, é a vez de “Barra 68 – sem perder a ternura”, de Vladimir Carvalho. A produção mostra a luta de Darcy Ribeiro, no início dos anos 1960, para criar e implantar a Universidade de Brasília (UnB). “A produção também resgata as repetidas agressões sofridas pela Universidade de Brasília, desde o golpe de 1964 até os acontecimentos de 1968, quando tropas militares ocuparam o campus da UnB. Naquela ocasião, prenderam e atiraram nos estudantes, sendo que 500 deles foram detidos numa quadra de esportes. A crise culmina no Ato Institucional nº 5, o AI-5, que fechou o Congresso Nacional”, relata o site da TV Brasil.

As sessões acontecem às 12 horas, no Auditório da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizado no 2º andar do prédio da Decania do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Entrada franca e aberto ao público.

Curadoria “UFRJ 68+50 – Histórias, memórias e verdade”

Debater os principais acontecimentos e transformações referentes ao período autoritário da ditadura civil-militar na UFRJ. Este é o objetivo da oitava curadoria do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, projeto da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A exposição “UFRJ 1968+50 – Histórias, Memórias e Verdade” apresentará acervo iconográfico, audiovisual e impresso, da Coleção Memória UFRJ (Div. de Memória Intitucional/SIBI) e do Fundo Correio da Manhã do Arquivo Nacional sobre a UFRJ.

Quartas de Verdade

Também será realizada a série “Quartas de Verdade”, cuja programação inclui debates, exibições de filmes e palestras com temáticas afins. Confira a programação abaixo:

12/06 – Cinema & debate – exibição do filme “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares, 2013.

26/06 – Cinema & debate – exibição do filme “Barra 68 – sem perder a ternura”, de Vladimir Carvalho, 2001.

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão.

As atividades promovidas através deste projeto, realizadas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH e instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes de escolas de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Dia(s): 12 jun 2019 - 26 jun 2019

Local: Auditório do CFCH