Cinema, Literatura e Memória: o Golpe de 1964 e as ditaduras na América do Sul. 17 a 21/03/2014

cinema-literatura-memoria-golpe-1964-ditaduras-america-sulCONVITE

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizam, entre 17 e 21 de março, o evento Cinema, Literatura e Memória: o Golpe de 1964 e as ditaduras na América do Sul. O objetivo é promover a reflexão, principalmente entre os jovens, sobre as ditaduras na América do Sul, em particular no Brasil, a partir da análise da produção cinematográfica e literária relacionada ao tema.

Nos dias 17, 19, 20 e 21 de março, as atividades acontecem no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na EPSJV/Fiocruz e, em 18 de março, a sede será o Auditório G1, da Faculdade de Letras da UFRJ (Campus do Fundão). Na abertura do evento (17/03), será exibido o filme Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967), considerado um marco do Cinema Novo e da crítica ao Golpe de 1964 no Brasil. Em seguida à exibição, está previsto um debate com os críticos de cinema Ismail Xavier e José Carlos Avellar.

Também serão exibidos, ao longo da programação, filmes como O dia que durou 21 anos (Camilo Tavares, 2012), Batismo de Sangue (Helvécio Ratton, 2007) e Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984), com debate em sequência e a presença confirmada de Nelson Pereira dos Santos, Frei Betto, João Pedro Stédille, Cid Benjamin, Flávio Tavares, José Luiz Del Roio e Denise Assis. Participarão também dos debates os professores: Carlos Fico (UFRJ), Demian Melo (UFF), Enrique Rodrigues-Moura (Universidade Bamberg, Alemanha), Homero Vizeu (UFRGS), Ismail Xavier (USP), Luis Alberto Alves (UFRJ), Luis Augusto Fischer (UFRGS), Miguel Vedda (Universidade de Buenos Aires-Argentina), Renato Lemos (UFF) e Virginia Fontes (UFF).

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sem a necessidade de inscrição prévia para participar. Os interessados também poderão acompanhar a transmissão ao vivo das atividades pelo site da EPSJV.

www.facebook.com/golpe1964

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Comissão Organizadora:
Carlos Batistela (Nuted/ EPSJV/FIOCRUZ)
Luís Alberto Alves (Faculdade de Letras/UFRJ)
João Roberto Maia (Labform/ EPSJV/ FIOCRUZ),
José Roberto Reis(/FIOCRUZ)
José Victor Regadas Luiz (Nuted/ EPSJV/ FIOCRUZ)
Víctor Ramos Lemus (Faculdade de Letras/UFRJ)

Dia(s): 17/03/2014 - 21/03/2014
Horário: 0:00

Local: Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na EPSJV/Fiocruz e Auditório G1 - Faculdade de Letras da UFRJ