Compartilhando Leituras – Euclides da Cunha

O Projeto “Compartilhando Leituras” retorna no próximo dia 11 de setembro (quarta-feira) com o tema: “Letras Verdes: A atualidade das questões ambientais em Euclides da Cunha”, tendo como convidada a professora Anabelle Loivos da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

O evento será realizado a partir das 15h30, no Auditório da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizado no segundo andar do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da UFRJ na Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

Sobre o projeto

O Compartilhando Leituras é um projeto de extensão da Decania do CFCH, coordenado pelas professoras Rejane Amorim e Valdete Viana.  A equipe de execução é composta por dez estudantes extensionistas de variados cursos e centros da UFRJ.

Sobre o tema e a obra

A professora Anabelle  Loivos fará uma leitura dramatizada do conto “Judas Ahsverus”, de Euclides da Cunha, que faz parte de sua obra “À Margem da História”. Trata-se de um conjunto de contos escritos pelo escritor durante sua viagem pela Amazônia. Após a leitura, haverá um debate sobre a Amazônia nos dias atuais, relacionando os escritos do autor em destaque.

Sobre Euclides da Cunha

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, engenheiro militar, jornalista, ensaísta e historiador, nasceu em Cantagalo, RJ, em 20 de janeiro de 1866, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de agosto de 1909. Segundo ocupante da cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 21 de setembro de 1903, na sucessão de Valentim Magalhães, foi recebido a 18 de dezembro de 1906 pelo acadêmico Sílvio Romero.

Texto completo disponível neste link.

Sobre a palestrante

É professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da UFRJ, licenciada em Letras – Português/Literatura, concluiu Mestrado em Letras – Literatura Portuguesa pela UFF e  Doutorado em Letras – Literatura Comparada, também na UFF. Atualmente, desenvolve na FE-UFRJ o projeto de extensão interinstitucional “100 Anos Sem Euclides” – em parceria com a Faculdade de Letras-UFRJ e com a UERJ-FFP/São Gonçalo-RJ –  cujas ações culturais, acadêmicas e educativas visam destacar a memória e o espólio literário de Euclides da Cunha, especialmente no âmbito do município de Cantagalo-RJ, cidade natal do escritor. Além da coordenação do referido projeto – que conta com o apoio das pró-reitorias de Extensão (PR-5) e de Graduação (PR-1) da UFRJ – supervisiona as atividades do Cineclube da Cunha (contemplado através de Edital público PROEXT-MEC 2010), do “Arquivo de Memória Amélia Tomás” e do Ponto de Cultura “Os Sertões do Seu Euclides”, em parceria com o MinC e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Texto completo disponível neste link.

Dia(s): 11 set 2019

Local: Auditório da Decania do CFCH