Conatea

A comissão organizadora da Conferência Anual de Transtorno do Espectro Autista (Conatea) convida estudantes, professores, profissionais da área de saúde, pais e demais interessados no tema, a participarem deste evento que será realizado nos dias 18 19 e 20 de junho de 2018, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão). A Conatea é uma ação conjunta de professores e alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este evento multidisciplinar foi desenvolvido para receber 500 participantes por dia, os quais poderão assistir palestras, enriquecer os debates das mesas-redondas e participar da exposição de pôsteres informativos e científicos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta 1 a cada 59 crianças, segundo o Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC/EUA). É caracterizado por alterações no desenvolvimento do sistema nervoso central que resulta em desafios significativos relacionados a habilidades sociais, estereotipias (comportamentos repetitivos) e comprometimento da fala (comunicação não-verbal), com enorme probabilidade de influências genéticas e ambientais. Geralmente, os sintomas mais evidentes surgem entre 2 e 3 anos de idade, podendo haver um diagnóstico anterior aos 18 meses de idade. Considerando-se o espectro como uma ampla possibilidade sintomatológica, o diagnóstico e intervenção terapêutica precoces podem atenuar os sintomas do TEA, bem como distúrbios associados que incluem doenças gastrointestinais, convulsões, distúrbios do sono, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, ansiedade e fobias.

A comissão organizadora deseja boas-vindas a todos! Contamos com a participação não apenas em número, mas também em qualidade. Com arguições, debates e sugestões que possam contemplar estratégias para enriquecer os debates e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com TEA.

Dia(s): 18 jun 2018 - 20 jun 2018

Local: Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco K - Prédio do Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, RJ, 21941-590, Cidade Universitária

Período de inscrição: 05/06/2018