Concerto Orquestra de Sopros da UFRJ

Música de Concerto

Embora Gustav Holst (1874–1934) e Robert Russell Bennett (1894–1981) venham de contextos diferentes — Inglaterra, no início do século XX, e Estados Unidos, em meados do mesmo século —, suas obras para banda compartilham importantes traços em comum. Em ambas, observa-se o uso de material folclórico, popular e dançante como base temática, além da organização em movimentos contrastantes dentro da forma de suíte. Na Segunda Suíte de Holst (1911), merece destaque o trabalho do colecionador Cecil Sharp (1859–1924), responsável pela coleta de milhares de canções folclóricas inglesas — um esforço que inspirou e “abasteceu” compositores como Ralph Vaughan Williams e Percy Grainger, influenciando diretamente o uso de tais melodias populares por Holst nesta obra. Já na suíte de Bennett, vale lembrar que o compositor pretendia originalmente chamá-la de Electric Park, em alusão a um parque de diversões de sua infância. Contudo, o editor alterou o título para Suite of Old American Dances, de modo que o nome retratasse com maior clareza o conteúdo da obra.

Já na segunda parte do concerto, teremos o Concertino para Emmanuel Rio – Concertino para Trompa e Banda de Concerto, do compositor Gilson Santos, dedicado ao trompista brasileiro Tiago Carneiro. A obra parte da história de Emmanuel Rio, músico brasileiro escravizado, e de origem africana retratado em 1836 pelo austríaco Albert Schindler. Enviado ainda criança à corte do imperador Francisco I, em Viena, Rio recebeu formação artística e destacou-se na música mesmo vivendo sob a condição de homem escravizado. Ao revisitar essa trajetória, Gilson Santos propõe uma reflexão sobre a presença negra na história da música ocidental e sobre os caminhos, muitas vezes invisibilizados, de artistas afrodescendentes em espaços de poder e cultura.

PROGRAMA

Gustav Holst – Segunda Suíte em Fá para Banda Militar

Robert Russell Bennett – Suíte de Antigas Danças Americanas

 

Gilson Silva – Concertino para Emmanuel Rio – Concertino para Trompa e Banda de Concerto

(Tiago Carneiro, solista)

 

Johan de Meij – Sinfonieta nº1

 

Orquestra de Sopros da UFRJ

 A Orquestra de Sopros da UFRJ foi criada em 2007 e desde 2008 apresenta, de forma ininterrupta temporadas regulares de concertos, com programação intensa da obra brasileira e mundial para banda sinfônica, tendo sido responsável por importantes estreias de obras de compositores nacionais e primeiras audições na Brasil do repertório internacional escrito especificamente para banda sinfônica e orquestra de sopros. É formada por alunos de graduação do bacharelado em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra e por

técnicos funcionários. Como projeto de extensão, atende também alunos provenientes de projetos sociais da cidade do Rio de Janeiro. Outra importante função é sua atuação direta no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011. Entre seus principais objetivos está proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais, atuar no desenvolvimento técnico musical de seus integrantes a partir da prática de banda e orquestra. Em 2009 gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo “Dobrados para o Itamaraty”. Em 2017 e 2019, atuou como grupo residente do Simpósio Funarte-UFRJ para Bandas, e desde sua organização, tem participado dos Panoramas de Música Brasileira Atual.

Tiago Carneiro, trompa (solista)

Atualmente, é trompista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolve seu trabalho musical. Possui mestrado em Música pela Universidade de Aveiro, em Portugal, onde estudou com o professor Bernardo Silva e teve a oportunidade de atuar como trompista convidado na Orquestra da Casa da Música no Porto. Além disso, tem participado de festivais internacionais de destaque, como o Hornweek International na Cracóvia (2015) e o Hornweek International em Karlsruhe (2018), na Alemanha. Participou também de masterclasses promovidas pela Universidade de Aveiro (2020 e 2021), onde recebeu aulas de professores renomados, como Will Sanders (Holanda), Willy Bessems (Alemanha), Szabolcs Zempleni (Hungria), Guido Corti (Itália), Stefan Dohr (Alemanha), Abel Pereira (Portugal) e Ab Koster (Países Baixos). Em 2024 e 2025, foi professor convidado no Festival Civebra e no Encontro Brasileiro de Trompistas, compartilhando sua experiência com outros músicos. Natural de Volta Redonda, iniciou seus estudos musicais no Projeto Volta Redonda Cidade da Música, desenvolvendo suas habilidades e começando sua jornada como trompista.

Gabriel Dellatorre, regente assistente

 Gabriel Dellatorre Figueiredo é maestro no Programa Aprendiz Musical de Niterói e na Banda Sinfônica da Agência do Bem, onde desenvolve um trabalho pedagógico voltado à prática de conjunto e ao ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão. Atua também na consultoria de ensino coletivo do IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação.

Foi professor substituto de Regência de Banda e Prática de Orquestra na Escola de Música da UFRJ, instituição onde é atualmente regente assistente da Orquestra de Sopros. É licenciado em Música e bacharel em Regência de Banda pela UFRJ, além de mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS/UFRJ), sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Jardim. Sua pesquisa teve como tema José Ursicino da Silva e a Banda de Música: revisão, edição e gravação de cinco obras.

É bolsista do projeto “Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música”, iniciativa integrante do Programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Funarte e a UFRJ.

Natural de Niterói (RJ), iniciou seus estudos musicais na Banda do Colégio Salesianos Santa Rosa, sob orientação do Mestre Affonso Reis. Atua ativamente no desenvolvimento e fortalecimento das bandas de música e bandas sinfônicas brasileiras, tendo participado da produção de todas as edições do Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas de Música (2017, 2019, 2023, 2024 e 2025).

Tem sido convidado como professor de regência e prática de banda sinfônica em diversos festivais nacionais, como o Festival Internacional de Música de Domingos Martins (2022 e 2025), o Festival Internacional de Música de Londrina (2024) e o Festival Coreto (ES, 2024).

Em âmbito internacional, participou da 77ª e 78ª Midwest Clinic Conference (Chicago, 2023 e 2024) e do Conductors Collegium 2025 na University of North Texas (UNT), com os maestros Eugene Corporon, Andrew Trachsel e Amy Woody.

 

Prof. Marcelo Jardim, diretor musical

Diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor-orientador do PROMUS – Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É diretor executivo do programa Arte de Toda Gente (Funarte-UFRJ), o que inclui o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas, Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil – SINOS, Projeto Bossa Criativa, Projeto Um Novo Olhar, entre outros. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Atua em concertos e festivais em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, e dentre seus projetos de pesquisa estão A Banda do Villa, com resgate da obra de Villa-Lobos para banda, e encomenda de novas obras para bandas sinfônicas.

O PROJETO BANDAS: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música

 O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil, principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.

PROGRAMA ARTE DE TODA GENTE (Parceria FUNARTE-UFRJ)

Em 2020 teve início a parceria Arte de Toda Gente entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos incluiu-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Tal parceria atualmente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

REALIZAÇÃO

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Sustenidos Organização Social de Cultura

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Programa Arte de Toda Gente: imprensa@musica.ufrj.br

Escola de Música da UFRJ: comunicacao@ musica.ufrj.br

 

 

 

Detalhes do evento:

Dia(s): 23 out 2025
Horário: 19h00 - 20h00

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

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