Concerto Orquestra de Sopros da UFRJ

19h Orquestra de Sopros da UFRJ

Marcelo Jardim, regência

Programa:

Ruben Dario Gomes Prada – Los Caminos de Lengerke (12min)
Gustav Holst – Primeira Suíte, em Mi bemol, Op. 28 nº 1 (9min)
Gustav Holst – Segunda Suíte, em Fá, Op. 28 nº 2 (11min)
Percy Grainger – Lincolnshire Posy (16min)
Orquestra de Sopros da UFRJ

A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopro e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e também com suporte para o bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011.  Tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Em sua programação, abre sempre espaço para novos compositores e arranjadores, com o intuito de estimular a produção de novos repertórios, já tendo realizado inúmeras primeiras audições de obras de compositores brasileiros como Ernani Aguiar, Hudson Nogueira, Sérgio Di Sabbato, Carlos Almada, Marcos Nogueira, Alexandre Schubert (versão) entre outros. Já recebeu como solista o Quinteto Villa-Lobos, os saxofonistas Pedro Bittencourt e Marco Túlio, o trompetista Nailson Simões, o tubista Albert Khatar. Gravou em 2009 o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos”. Tem como diretor musical o maestro Marcelo Jardim, professor de regência de banda e prática de orquestra, da EM/UFRJ.

Marcelo Jardim

É professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na qual é também seu atual diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Concluiu o bacharelado e o mestrado em Regência pela UFRJ e doutorado em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, com a tese “A Banda do Villa: a Obra para Banda de Heitor Villa-Lobos”. Foi o responsável pela criação e organização do curso de regência de banda no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém/PA e através da colaboração acadêmica, atua na direção artística do Festival Música das Américas e Festival Internacional de Música do Pará. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos Painéis FUNARTE de Bandas de Música, tendo sido responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda, da mesma instituição. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles). Mantêm uma agenda como professor convidado em festivais e seminários no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, além de atuar como regente convidado em orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas. Atua sistematicamente no estímulo para a produção de novas obras e arranjos para bandas sinfônicas e orquestra de sopros.

Dia(s): 6 abr 2017

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)
Rua do Passeio, 98, Rio de Janeiro, RJ, 20021-290, Centro

Valor: Entrada Franca