Conferência: Literatura e Biopolítica

O NEPS – Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (UFRJ/UFF) e Encontros com Sociologia & Antropologia do PPGSA/IFCS/UFRJ convidam para a conferência Literatura e biopolítica*, a ser proferida por Wander Mello Miranda**, no dia 6 de abril de 2016, quarta-feira, às 17 horas no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/IFCS/UFRJ.

Evento no IFCS

Local: Largo de São Francisco de Paula, 01/sala “Amarela” no conjunto 109 (térreo) – Centro – Rio de Janeiro (estações Carioca ou Uruguaiana do Metrô).

*Resumo: A transformação em sujeito ficcional implica uma forma de subjetivação e com ela a sujeição a um determinado corpo/corpus visível como signo presente de uma coisa ausente. Se nesse entre-lugar “literário” a biopolítica pode ser observada com rigor, é porque o corpo (textual) se tornou uma reserva de resistência, não passível de regulamentação e controle, embora seus traços possam ser percebidos como uma relação diferencial das palavras e das coisas, uma nova narrativa comunitária de objetos e imagens. É o que se pretende discutir em textos de Silviano Santiago, Roberto Bolaño e Mario Bellatin.

**Wander Melo Miranda é professor titular aposentado de Teoria da Literatura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da Editora UFMG de 2000 a 2015. Pesquisador 1A do CNPq, com pesquisa sobre Literatura e Biopolítica. Foi professor visitante nos EUA, na Argentina, na Itália, no Uruguai e em diversas universidades brasileiras. Autor de Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago (Edusp, 1992; 2ª. ed. 2009; trad. chilena: Cuerpos escritos. Santiago: Arcis, 2002), Graciliano Ramos (PubliFolha, 2004) e Nações literárias (Ateliê, 2010). Organizou o volume Narrativas da Modernidade(1991) e co-organizou Crítica e coleção (2011), entre outros. Traduziu Noturno indiano, de Antonio Tabucchi (1991; tradução revista, 2012), Ângelo, de Luchino Visconti (1993), Antiafrodisíaco para o amor platônico, Ippolito Nievo (2015) e Bíos, biopolítica e filosofia, de Roberto Esposito (no prelo).

Dia(s): 6 abr 2016

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Valor:
Período de inscrição:
Site: https://www.facebook.com/events/942254809222007/
Instituição responsável: UFRJ & UFF (IFCS)
Email do organizador: andrebotelho@digirotas.com.br
Telefone de contato: